No bicentenário de Richard Wagner
Wilhelm Richard Wagner nasceu em Leipzig a 22 de Maio de 1813 - completando-se hoje 200 anos sobre o seu nascimento - e viria a falecer em Veneza a 13 de Fevereiro de 1883. Notabilizou-se como maestro, compositor, diretor de teatro e ensaista, primeiramente conhecido pelas suas óperas (ou "dramas musicais", como ele posteriormente chamou). As composições de Wagner, particularmente essas do fim do período, são notáveis pelas suas texturas complexas, harmonias ricas e orquestração, e o elaborado uso do chamado "leitmotiv" - temas musicais associados com caráter individual, lugares, ideias ou outros elementos. Por não gostar da maioria das outras óperas dos outros compositores, Wagner escreveu simultaneamente a música e libreto, para todos os seus trabalhos. Sou um grande admirador de Wagner e, por isso, tenho sempre uma dúvida incómoda que me apoquenta quando falo deste grande compositor alemão. Será que ele foi instrumentalizado pelo nazismo, ou a sua música era o prenúncio desse mesmo nazismo? Pergunta tão profunda quanto incómoda que, ainda hoje, divide melómanos quando se fala da "cultura alemã". Seja qual for a resposta, ela não impedirá que eu goste muito da sua música, pelas massas sonoras que nos esmagam e nos levam ao êxtase. Por vezes, os caminhos da cultura cruzam-se com outros menos nobres. Não sei se foi o caso, mas isso não invalida em nada a grandiosidade da sua música e o que ela ainda hoje representa para a cultura musical. A mesma pergunta incómoda se puderá fazer relativamente a Friedrich Nietzsche, no campo das letras, com a sua obra, especialmente o "Assim falou Zaratustra" - que aliás serviu para um belo poema sinfónico de Wagner, cuja abertura é sobejamente conhecida por ter sido usada no filme "2001 - Odisseia no Espaço" de Stanley Kubrick. Para celebrar esta data, proponho-vos a abertura da ópera "Rienzi" que podem escutar em http://www.youtube.com/watch?v=M2JjnB45D34, ópera que é muito pouco representada, e que mesmo no célebre Festival de Bayreuth, que celebra a música de Wagner, só o foi uma vez. Dizem que esta era a ópera favorita de Hitler. Seja verdade ou não, isso não invalida a monumentalidade da música wagneriana nesta que foi a sua primeira ópera completa que é conhecida.
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