Turma Formadores Certform 66

Sunday, April 14, 2019

Domingo de Ramos

Celebra-se hoje o Domingo de Ramos que no preceito cristão simboliza a entrada de Jesus em Jerusalém. Mas este dia é mais conhecido e celebrado como aquele em que os afilhados vão visitar os padrinhos. Na minha infância este dia era muito bonito e colorido mas com o andar dos tempos começou a descolorir quase por completo. Hoje são poucos aqueles que ainda mantém a tradição sobretudo os mais jovens. Como já aqui disse, os meus padrinhos eram os meus avós maternos com quem vivi até à adolescência. Assim, esse ritual praticamente não existia em minha casa. Todos os dias eram dias dos padrinhos. Mas recordo ainda aquele dia, - ainda muito pequeno -, com aquela inocência de criança, disse à minha mãe que queria comprar uma flor para dar aos meus padrinhos. Nessa altura, havia um detergente da moda que dava uns brindes de plástico que vinham dentro dos pacotes e que faziam as delícias das crianças. Coincidência ou não, lá dentro vinha uma rosa vermelha de plástico. Tomei isso como uma premonição e logo fiquei com ela com a intenção de a dar aos meus padrinhos. E assim fiz, e como era de plástico, logo avisei a minha avó que ela não se estragava com o tempo e por isso nos anos seguintes era só ir buscá-la de novo. (Lembro-me como esta singeleza de criança comoveu os meus padrinhos). Ainda não à muito tempo, essa rosa andava por aqui. Atualmente não sei onde pára. O Domingo de Ramos voltou a ter um significado para mim, muitos anos mais tarde, quando eu mesmo fui padrinho. Embora não precise deste dia para ver a minha querida afilhada irromper pela casa adentro com a sua alegria esfuziante, apenas porque ela vem cá sempre que lhe apetece o que é facilitado por morar na casa contigua à minha, mas mesmo assim, tornou-se um dia muito especial. Dentro em breve ela cá chegará para aquecer os corações destes seus velhos padrinhos que tanto a amam. E assim se vai recriando de novo uma época de antanho que já perdida no tempo voltou até mim pela mão desta criança, - Inês de seu nome -, sempre de sorriso largo e alegria contagiante. Ela que ainda na sexta feira passada aqui esteve e logo me disse que no domingo seria o dia dos padrinhos e que vinha para cá. E assim se vai cumprindo, hoje tal como ontem, este dia especial. E assim se vão recordando memórias dum outro tempo, o da minha meninice já à muito passado. Ao fim e ao cabo, quando os anos passam sobre nós, são as memórias que vão preenchendo os espaçps vazios. Feliz Domingo de Ramos!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home