Turma Formadores Certform 66

Wednesday, December 18, 2019

À memória de Fátima Cerqueira Rocha

Fui surpreendido à uns dias atrás pela morte da Fátima Cerqueira Rocha. Fiquei tão surpreso e atónito que demorei a reagir. Foi dia 12 de Dezembro de 2019 ao que julgo saber. Sabia que tinha problemas de saúde, mas não sabia que estava tão doente assim. Foi um choque. Por isso, só agora alinho aqui estas palavras. Nunca conheci pessoalmente a Fátima mas habituei-me à muitos anos a respeitá-la pela sua formidável obra em prol dos animais. O seu amor pelos seres indefesos e sem voz era bem conhecido, quase proverbial. Apesar de não a conhecer, e como ando também envolvido nesta causa, por uma razão qualquer, acabamos por nos cruzar no ciberespaço. Falamos algumas vezes, tendo sempre por mote a defesa dos animais. Também lhe conheci alguns desabafos por ver pessoas que nada tinham a ver com os animais,  a aproveitarem-se da causa para outros fins. Falou-me de alguns. Citou alguns nomes. Fez-me ver o que até aí eu ainda não tinha visto, ou simplesmente me recusava a acreditar. E com clareza e objetividade o fez. Mais tarde vim a dar-lhe razão. Afinal a Fátima tinha uma leitura clara do muito que existe em torno dos animais para além da sua proteção e defesa. Ela sabia-o e ensinou-me a ver. Estou-lhe grato por isso. Da sua formidável obra em torno dos animais todos sabemos. Ela foi um exemplo para todos nós. Uma força inspiradora e tenaz. Deixou muitos animais que tinha à sua guarda. Sei que há pessoas que estão a ajudar estes animais homenageando assim a memória da Fátima. E como ela se sentirá feliz lá onde estiver, ao ver que a sua causa vai ser continuada por outros, e que os seus animais terão sempre quem os proteja e defenda. E a Fátima bem o merece pelo que foi e pela obra que fez em prol dos sem voz. Embora não a conhecendo pessoalmente, como atrás disse, fica aqui a minha homenagem que estou certo será seguida por tantos outros. A Fátima era o melhor de nós. Foi aquilo que gostaríamos de ter sido e não fomos capazes. É a verdadeira inspiração para outros se juntarem a esta tão nobre causa que, embora contando com muitos mais do que num passado recente, ainda somos muito poucos face à dimensão do problema. A Fátima foi e continua a ser um ser de luz que ilumina o caminho de quem a vai seguir e cobre com o seu manto protetor os desvalidos. Por tudo isto achei que não devia nem podia ficar indiferente. Que estejas em paz, Fátima!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home