Turma Formadores Certform 66

Tuesday, May 15, 2012

A sabedoria vence todas as formas de medo


Aqui vos deixo hoje, um texto do grande pensador alemão, Rudolf Steiner. Diz assim: “Digo não a submeter-me ao medo que me tira a alegria da minha liberdade que não me deixa arriscar nada, que me torna pequeno e mesquinho, que me amarra, que não me deixa ser directo e franco, que me persegue, que ocupa negativamente a minha imaginação, que sempre pinta visões sombrias. No entanto, não quero levantar barricadas por medo do medo. Quero viver, não quero encarcerar-me. Não quero ser amigável por ter medo de ser sincero. Quero pisar firme porque estou seguro, e não para encobrir o meu medo. E quando me calo, quero fazê-lo por amor, e não por temer as consequências das minhas palavras. Não quero acreditar em algo só pelo medo de não acreditar. Não quero filosofar por medo de que algo possa atingir-me de perto. Não quero dobrar-me só porque tenho medo de não ser amável. Não quero impor algo aos outros pelo medo de que possam impor algo a mim. Não quero tornar-me inactivo por medo de errar. Não quero fugir de volta para o velho, para o inaceitável, por medo de não me sentir seguro novamente. Não quero fazer-me de importante pelo medo de ser, caso contrário, ignorado. Por convicção e amor quero fazer o que faço e deixar de fazer o que deixo de fazer. Do medo quero arrancar o domínio e dá-lo ao Amor. E quero crer no reino que existe em mim.” Um belo texto, que exige reflexão, deste grande pensador alemão. Num tempo de incerteza em que os medos povoam o nosso imaginário, será bom termos presente estas palavras, e nos assumamos em plenitude, sem medos ou receios, apenas iguais a nós próprios que, ainda é, a maneira de sermos mais sinceros, mais autênticos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home