Turma Formadores Certform 66

Tuesday, December 24, 2013

Parabéns, Nicolau!

Hoje passam 11 anos sobre a chegada do Nicolau - o meu mais jovem cão - a minha casa. Tal como hoje, também nesse dia estava um temporal enorme. Durante a noite ouvi ganir um cachorro, mas pensei que fosse dos prédios fronteiriços. Que estivesse em alguma varanda como, infelizmente, havia muitos. Mas não. De manhã bem cedo fui buscar o pão - tinha uma confeitaria por baixo de minha casa - e vi, completamente encharcado e a tiritar de frio, um pequeno cachorrinho que gania muito. Não fiquei indiferente e trouxe-o para casa. Visivelmente iria ser um cão grande embora na altura cabe-se na palma duma mão. Nessa altura vivia num apartamento e já tinha uma outra cadela - a Tuxa - e daí a adoção ser problemática. Mas o coração falou mais alto e ele lá ficou. A minha mulher lá lhe deu um banho quente e uma alcofa bem quentinho onde ele dormiu profundamente. Como se haveria de chamar? Era a questão seguinte. Como era véspera de Natal e dia de S. Nicolau, pois nada melhor que se chamar Nicolau. Assim ficou até hoje. A Tuxa adotou-o facilmente. Foi ela que o criou. Ainda me lembro do desvelo da cadela para com ele, como o ensinou a andar. (É preciso dizer que, segundo a veterinária, ele teria sido abandonado ao fim de três semanas!). Triste destino para um recém-nascido não fosse o ter encontrado e trazido comigo. Hoje é um cão forte e determinado. É o meu companheiro. A Tuxa já velha e doente ainda o vai repreendendo aqui e ali, mas sempre lhe tolerou tudo, como uma boa mãe. Ele assume-se como líder e já não lhe dá a atenção doutros tempos. Sabe que é mais jovem e mais forte. Assim, passados 11 anos, aqui fica a homenagem a mais um cão de rua que resgatei - a Tuxa também foi resgatada à rua - e de que nunca me arrependi. É um grande companheiro, e o simples facto de ter entrado na minha vida numa véspera de Natal, faz com que jamais esqueça essa data. Foi, na altura, um belo presente de Natal. Porque gostei dele desde que o vi, porque me senti bem por ter salvo uma vida, porque adoro animais. E quando fazemos algo por um cão abandonado sentimo-nos bem  porque temos a certeza de que arranjamos um amigo para o resto da vida. Foi este o caso. Parabéns, Nicolau!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home