Turma Formadores Certform 66

Tuesday, July 23, 2019

75º aniversário de Maria João Pires

Celebra-se hoje o 75º aniversário de Maria João Pires, a mais famosa e aclamada pianista portuguesa em todo o mundo. Comecei a escutá-la ainda criança e nunca mais deixei de a ouvir. Ainda me recordo do primeiro concurso internacional que ela ganhou. Era eu ainda muito jovem e estava a ouvir a emissão da então, a Emissora Nacional. Acabei por adormecer ao som do piano, mas o meu avô, que nem era ligado à música dita clássica, ficou a ouvir. No dia seguinte disse-me cheio de orgulho que ela tinha ganho. Num país que era rejeitado pela comunidade internacional nessa época, o ter uma portuguesa a ganhar no estrangeiro só mostrava que ela era de facto genial. O regime de então aproveitou a deixa para mais alguma propaganda. Mas tudo isso passou, só Maria João permaneceu. Feliz aniversário, Maria João Pires! (Deixo-vos aqui um link https://www.youtube.com/watch?v=Dti7IJcIEDE onde podem escutar os Nocturnes de Chopin que me são particularmente queridos).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home