Turma Formadores Certform 66

Saturday, December 21, 2019

Adeus, Facebook! (Ou talvez não...)

Num espaço de uma ou duas semanas, fui três vezes bloqueado no Facebook (FB), coisa que só uma vez aconteceu e já lá vão alguns anos. Não percebo a razão, mas também acho estranho o silêncio dos responsáveis aos muitos pedidos de esclarecimento. Sei que o FB é regido por uma espécie de Inteligência Artificial (IA), mas isso só demonstra o quanto perigosa esta pode ser, fria, bruta, implacável. A propósito disso, já escrevi algumas linhas, e agora reforço porque a IA pode de facto ser o fim da Humanidade porque irracional, desprovida de sentimentos e irredutível dentro dos limites que lhe são impostos. Amanhã, quando a IA for autónoma dos humanos, penso que não estaremos melhor, bem pelo contrário. Mas isso não justifica o sucedido porque existe supervisão tanto quanto julgo saber. Sei que o meu perfil incomoda alguns, sei que há quem nele não se reveja, mas também sei, que ninguém, até agora, teve coragem de enfrentar a situação. É melhor atitudes cobardes e pretensamente incógnitas, para criar dificuldades. Se isto continuar, estou a pensar seriamente abandonar o FB. Eu não preciso dele embora haja quem precise. Este perfil na sua última versão, tem-se dedicado aos animais como sempre fez, mas também se transformou num espaço de cultura, numa rede tão carente dela. Basta ler algumas coisas que por aqui andam para se saber do que falo. E só isso me fez evitar isso até agora. Mas estou a pensar seriamente nisso. Há alturas em que é preciso dizer basta. O FB que fique com os perfis onde se lêem um chorrilho de palavrões ou algo semelhante. Isso só vai nivelar a rede por baixo, mas se calhar é isso que o FB quer. Quanto mais estúpidos e ignorantes forem os seus utilizadores, tanto melhor. É assim que se controlam as mentes mais frágeis, muito ao estilo dos ditadores. Seja como for, as hipóteses estão todas em cima da mesa. Em breve tomarei uma decisão.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home