Turma Formadores Certform 66

Tuesday, March 13, 2012

Conversas comigo mesmo - LXXIV

"Devo à paisagem as poucas alegrias que tive no mundo. Os homens só me deram tristezas. Ou eu nunca os entendi, ou eles nunca me entenderam. Até os mais próximos, os mais amigos, me cravaram na hora própria um espinho envenenado no coração. A terra, com os seus vestidos e as suas pregas, essa foi sempre generosa. É claro que nunca um panorama me interessou como gargarejo. É mesmo um favor que peço ao destino: que me poupe à degradação das habituais paneladas de prosa, a descrever de cor caminhos e florestas. As dobras, e as cores do chão onde firmo os pés, foram sempre no meu espírito coisas sagradas e íntimas como o amor." Palavras sábias e profundas de Miguel Torga. Quando falamos de natureza, nem sempre a sentimos com esta intensidade. Olhamos por vezes para ela como se fosse um somatório de árvores, serras, vegetação, quais pincéis que coloram o horizonte como um cenário. Quantos de nós olhamos para ela com estes olhos. Quantos de nós a sentem verdadeiramente debaixo dos pés. Nós, homens e mulheres da cidade, só a vemos nos postais ilustrados, nos documentários televisivos, num ou noutro passeio de fim-de-semana, mas sempre à distância com medo de sujar os pés. Não percebemos a verdadeira dimensão que ela tem. Ela que nos dá o pão, que equilibra o ecosistema que proporciona a vida, essa visão da natureza escapa-nos. Olhamos para ela através das palavras de alguns ecologistas que, apesar de estarmos de acordo com o que dizem, não deixamos de olhar para eles como uns "pobre coitados", uns visionários, bem longe de nós, na nossa pose séria e compenetrada de funcionários de gabinete, bem vestidos e bem falantes. Esta é a natureza que gosto. É a natureza que encerra em si a capacidade de criar sustento, que alimenta as pessoas e os animais que nela se albergam. Esta é a natureza que faz com que nós possamos viver. Esta é a natureza que destruímos dia após dia, sem disso dar-mos conta, na nossa sacrossanta ignorância. Preservar a natureza é preservar a vida, é preservar o planeta. É algo que deveria ser ensinado nas escolas aos mais pequenos, para além de algum "folclore" mediático que anda por aí. A natureza é vida, sem ela não existimos, o planeta extingue-se. Comecemos a olhar para ela com olhos sábios, porque dependemos mais dela do que aquilo que pensamos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home