Turma Formadores Certform 66

Wednesday, September 12, 2012

Conversas comigo mesmo - CX

A minha adorada Inês completa hoje onze meses de vida. Curta existência, mas tão grande de aventuras, de descobertas, de conquistas. Cada uma delas, é uma vitória também para mim. Desde há muito que a minha existência e a da minha querida afilhada se confundem. Assumo as vitórias e conquistas que ela faz como se fossem minhas, como assumirei os seus desgostos, desilusões ou derrotas que a vida lhe concederá. Assumi um compromisso quando fui seu padrinho, o de estar com ela, junto dela, nos momentos felizes, mas também nos outros. Como então afirmei, a partir de agora caminharemos lado a lado, e aqui o reafirmo. Está quase a completar o seu primeiro aniversário, numa caminhada feliz e determinada como me parece ser o caráter da Inês, a tenacidade que é apanágio das grandes pessoas. A Inês assim parece ser e espero que a sua força e determinação sejam também o meu refúgio no Inverno da minha vida que por aí vem. O muro que me sustentará quando as forças me forem fugindo, a bengala em que me apoiarei quando os anos me tornarem os passos pouco firmes e hesitantes, (como os dela nesta altura de início da sua vida), a luz dos olhos quando estes, cansados pelo passar dos anos e por tudo o que terão visto - nem sempre o mais agradável - na incerteza do indefinido. Agora, a Inês vai florescendo com cada vez mais brilho no meu jardim de Outono e isso, por si só, já é muito e neste momento me basta. Mas espero - estou certo - que esse desígnio se vá transformando aos poucos não apenas num desígnio ou num desejo do seu padrinho, mas que se torne numa caraterística que determinará a sua vida, que pautará o seu destino. Agora a Inês começa a ter a perceção da vida e do mundo que a rodeia, começa a iniciar a sua viagem, começa "a cumprir a sua lenda pessoal", para usar as palavras de Paulo Coelho. E assim será, e assim espero que a vida me conceda mais algum tempo para a ajudar a desenhar essa caminhada, a projetar esse rumo, nessa estrada da vida. Há uma imensa diferença de idades entre nós, mas há também um capital de experiência que a vida nos vai dando, e essa pode ser muito útil à Inês. Assim espero, ser útil, não um peso morto anquilosado pelos anos. Quero ser uma presença ativa, interveniente na sua educação, nas suas escolhas, não para coartar ou reprimir, mas para ajudar a ler as hipóteses que se lhe onde apresentar. A escolha final será sempre dela, mas o alertar para os escolhos que porventura possam aparecer, será a minha missão. Missão assumida no dia em que confirmei o seu batismo e que pretendo honrar. Afinal, a mais bela flor do meu jardim de Outono, entrou à onze meses na minha vida - ou melhor, já tinha entrado muito antes de ter nascido - o que posso retribuir do que ela significa para mim e para a minha vida, é o ajudá-la nas escolhas, quero dizer, a fazer as melhores escolhas, que não são necessariamente as minhas. Como dizia Fernando Pessoa quando falava de Camilo Pessanha: "O  poeta não é o que tem coração grande, mas o que transporta nas suas mãos o que ele sente". Que palavras apropriadas para o que sinto. Aqui não está seguramente um poeta, nem sequer um escritor, quando muito, um simples rabiscador de papel. Mas seguramente com um coração largo, um coração grande, não de bens materiais, não de ouro, incenso ou mirra, como diz a profecia, e em nome dos quais a Humanidade se guerreia, se aniquila, se aliena, se auto-destrói. Mas está cheio de algo mais perene e não sujeito à moda do momento. Está cheio de amor e carinho. Amor e carinho que transporto nas minhas mãos cheias para depôr aos pés da minha Inês, como era uso e costume com as rainhas de antanho, e logo ela que transposta em si o nome de uma. Hoje, a Inês cumpre onze meses de vida, vai ocupando um lugar único, e único porque mais ninguém usurpará esse espaço de alegria e felicidade a que eu já pensava não ter direito. É a luz da minha vida, cada vez mais intensa à medida que o Inverno se aproxima, inexorável, definitivo. Afinal ela é a mais bela flor do meu jardim de Outono. Fica aqui um vídeo para celebrar esta data, para ver clique em: http://www.myspace.com/video/583288015/a-in-s-aos-11-meses/108966158 .

0 Comments:

Post a Comment

<< Home