Turma Formadores Certform 66

Friday, April 18, 2014

Boa Páscoa!

Mais um ciclo que se completa, mais uma Páscoa que se celebra. Festa maior do rito cristão, sempre me deixou um pouco dividido. Se por um lado, é uma época de guloseimas - mais uma -, por outro, é uma época de sacrifício. Sempre me senti dividido e incomodado com isso. Nunca compreendi porque uma festa que celebra a Ressureição e com isso a Vida, se pode tornar numa festa de morte e horror pela vontade dos homens, que nesta altura sacrificam imensos animais duma forma horrível e sofredora. Será que o Deus a que oramos necessita tanto de vítimas inocentes para aplacar a sua ira? Ou será que a vontade dos homens precisa destes rituais de masculinidade para se sentirem mais humanos, mais poderosos? É uma interrogação que vos deixo. Para mim é incompreensível tal comportamento, talvez porque não sou consumidor de carne, mas penso que será também um incómodo para quem faz dela a sua refeição. É que a carne que se come não aparece no supermercado já embalada, ela tem por trás, momentos de horror e sofrimento sem par. Porque é assim? Porque terá que ser assim? E quando penso nisto, a alegria da Páscoa esvaísse como se esvai o sangue num último suspiro, num último estertor, da vítima imolada. Quando era criança ouvia falar dum Deus duro sempre pronto a castigar a mais pequena falta. E eu associava este sacrifício a isso mesmo. Com o tempo, as mentes evoluíram e a religião também. Hoje fala-se num Deus de perdão, num Deus de amor e compaixão, num Deus que celebra e quer a Vida. Então porque será que teimamos em continuar neste sacrifício de inocentes? Em tempos idos, também outros deuses, careciam de vítimas humanas para aplacarem a sua ira contra o homem pecador. A vítima humana deixou de ser sacrificada, passou a ser crime. Foi substituída por outra, a vítima animal, que ainda não é crime. Mas estou certo de que um dia será diferente. Porque um Deus, até pelo simples facto de o ser, não pode desejar a morte dos seres vivos que Ele criou. Reflexões duma época que considero importante mas que, simultaneamente, me atormenta. Porque o tirar duma vida não pode ser o preço para nada, a menos para o que o gesto encerra, um gesto do mal. Com estas questões que me apoquentam, não queria deixar de ter um pensamento para com todos os animais imolados pela gula humana, mas desejo também de ter um pensamento para os meus ausentes que engalanam a minha já longa galeria, não esquecendo todos vós, que me seguis neste e noutros espaços. Boa Páscoa para todos!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home