Turma Formadores Certform 66

Tuesday, May 27, 2008

Sydney Pollack - Morreu um grande do cinema


Morreu na ontem, aos 73 anos, o actor, produtor e director norte-americano Sydney Pollack. Nascido a 1 de Julho de 1934, Pollack mudou-se ainda jovem para New York, onde passou a estudar interpretação e a actuar no teatro até que, na década de 60, iniciou a carreira como director na televisão, chegando a comandar dois episódios da série "The Alfred Hitchcock Hour" e mais um da prestigiada "O Fugitivo" (que daria origem ao filme protagonizado por Harrison Ford em 1993).
No cinema, estreou-se como actor em "Obsessão de Matar", dirigido por Denis Sanders em 1962 e que também marcou a estreia do futuro parceiro Robert Redford, que seria dirigido por Pollack em nada menos do que sete longas-metragens, começando com "Esta Mulher é Proibida", de 66, e terminando com "Havana", de 1990 (destes, o maior sucesso foi certamente "Entre Dois Amores", de 85, que trazia também Meryl Streep e que rendeu a Pollack os Oscars de Filme e Direcção).
Outros dos seus filmes marcantes como director foram "Três Dias do Condor" (1975), "Tootsie" (1982), "A Firma" (1993) e "A Intérprete" (2005), sendo que 2005 também marcou o seu último trabalho como cineasta: o documentário "Sketches of Frank Gehry".Foi um realizador que me marcou muito, especialmente pelo filme "Out of Africa" (África Minha) de 1985, que foi um daqueles filmes que levaria para uma ilha deserta, se fosse o caso. É provavelmente a razão de o trazer aqui, mas há coisas que são demasiado importantes e marcantes na nossa vida, para que as deixemos passar ao lado.

Thursday, May 15, 2008

Dia Internacional do Secretariado

 

Decorreu no dia 23 de Abril último, o Dia Internacional do Secretariado, que o ISCAP comemora, anualmente, com um congresso, este ano subordinado ao tema, "A Interculturalidade na Assessoria Organizacional". Tive a honra de ter sido convidado a participar neste evento, como um dos oradores. Dado que algumas pessoas me têm contactado no sentido de terem acesso ao texto que serviu de guião à minha comunicação, achei por bem disponibilizá-lo neste blog, para que todos aqueles que o desejem, possam lê-lo aqui. Cumpre informar, que a comunicação teve como tema "Portugal: Do isolamento a interlocutor entre povos - Reflexões sobre a história recente". Gostava que opinassem sobre o texto que, certamente, serão contributos importantes e enriquecedores para a reflexão. Obrigado a todos antecipadamente.


José

Thursday, May 08, 2008

Keith Jarrett - O mago do piano aos 63 anos de idade


Keith Jarrett nasceu em Allentown a 8 de Maio de 1945, completando hoje 63 anos de idade. Desde cedo mostrou apetência pelo piano, vindo a tornar-se um dos maiores pianistas da sua geração, a par, também, da composição que exerce com mestria. As suas técnicas de improvisação conjugam não apenas o jazz, mas também outros estilos, como a música clássica, o blues, o gospel e outros. Para além do piano, executa também em cravo, sendo célebres as suas interpretações de Bach. Contudo, tem sido no jazz que mais se tem celebrizado. São referências, o seu concerto em Colónia, e mais recentemente, o concerto no Carnegie Hall, ambas disponíveis em disco. Um crítico dizia que "era como ver Chopin e Art Tatum a descerem o rio na mesma canoa". Fica aqui o convite para ouvirem Keith Jarrett, este famoso pianista americano, que não deixa ninguém indiferente.

Tuesday, May 06, 2008

Torre Eiffel - Dia de aniversário de abertura ao público


A Torre Eiffel é uma torre de ferro construída no Campo de Marte ao lado do Rio Sena em Paris. A torre tornou-se um ícone mundial da França é uma das mais conhecidas estruturas do mundo.
Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. O Governo da França planeou uma Exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitetónico para um monumento que seria construído no Champ-de-Mars, no centro de Paris. Mais de cem designs foram submetidos ao concurso. O comité do Centenário escolheu o plano de Gustave Eiffel de uma torre com uma estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. Com os seus 317 metros de altura, possuía 7300 toneladas quando foi construída, sendo que actualmente deva passar das 10000, já que são abrigados restaurantes, museus, lojas, entre muitas outras estruturas que não possuía na época da sua construção. Eiffel, um notável construtor de pontes era um mestre nas construções de metais e tinha sido o projectista da armação da Estátua da Liberdade, que tinha sido erguida recentemente no porto de Nova Iorque. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição mundial (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase que foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de rádio salvou-a. Os últimos vinte metros desta magnífica torre correspondem a antena de rádio que foi adicionada posteriormente. Recebe o nome do seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923).
A torre é visitada anualmente por 6,9 milhões de pessoas. Para quem quiser obter mais informação, e mais específica sobre a Torre Eiffel, pode consultar o site http://www.tour-eiffel.fr/ , onde encontrará tudo o que quererá saber sobre este monumento de França. Hoje passam 119 anos de abertura da Torre ao público, estando previsto que no próximo ano, quando se comemorarem os 120 anos do monumento, a plataforma para o público seja aumentada para cerca do dobro que hoje possui. (A foto da direita é uma magnífica vista da Torre observada do Trocadero, e a da esquerda, é uma foto da época, a quando da sua construção). Contudo, mais que as fotos ou o site, o melhor é irem lá visitá-la e subirem à Torre, vão ver que vale a pena. Se tiverem uns "euritos" não deixem de almoçar nos restaurantes da Torre e disfrutar da magnífica vista que proporcionam.

Thursday, May 01, 2008

Dia do trabalhador


Em 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policias que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adopta o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores dos Estados Unidos conseguiram que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.
Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral das Trabalhadores).