Turma Formadores Certform 66

Tuesday, July 22, 2008

Boas férias


Estamos chegados ao Verão, tempo de canícula, tempo de férias e lazer. A todos aqueles que já estão, ou vão entrar em férias, aqui ficam os meus votos de boas férias. Espero que nos reencontremos num futuro próximo, já sem a alegria de quem parte para o lazer, mas com o rosto um pouco fechado de quem vem enfrentar mais um ano de trabalho. Mas não se esqueçam que, nos dias que correm, um emprego é uma verdadeira benesse. Que isto vos faça encarar com mais optimismo e boa disposição a hora do regresso. Mas, por agora, o que interessa são as férias. Mais uma vez, boas férias a todos.

Dia de Maria Madalena


Hoje comemora-se o dia de Maria Madalena, a pecadora, segundo alguns, a companheira de Cristo, segundo outros. De acordo com o Novo Testamento, Jesus Cristo expulsou sete demónios de Maria Madalena, argumento suficiente para que ela acreditasse que ele realmente fosse o Messias. (Lucas 8:2; 11:26; Marcos 16:9). Madalena esteve presente na crucificação e no funeral de Cristo, juntamente com Maria de Nazaré e outras mulheres. (Mateus 27:56; Marcos 15:40; Lucas 23:49; João 19.25) (Mateus 27:61; Marcos 15.47; Lucas 23:55). No sábado após a crucificação, saiu do Calvário rumo a Jerusalém com outros crentes para poder comprar certos perfumes, a fim de preparar o corpo de Cristo da forma como era de costume funerário. Permaneceu na cidade durante todo o sábado, e no dia seguinte, de manhã muito cedo, "quando ainda estava escuro", foi ao sepulcro, achou-o vazio, e recebeu de um anjo a notícia de que Cristo havia ressuscitado e que devia informar de tal facto os apóstolos. (Mateus 28:1-10; Marcos 16:1-5,10,11; Lucas 24:1-10; João 20:1,2; compare com João 20:11-18). Nada mais se sabe sobre ela a partir da leitura dos Evangelhos Canónicos.
Em Lucas 8:2, faz-se menção, pela primeira vez, de "Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demónios". Não há qualquer fundamento bíblico para considerá-la como a prostituta arrependida de seus pecados que pediu perdão a Cristo. Este episódio é frequentemente identificado com o relato de Lucas 7:36-50, ainda que não seja referido o nome da mulher em causa.
Aliás, a Igreja Católica já vem, desde à muito tempo, a mudar a opinião sobre a personalidade de Maria Madalena, retirando-lhe todo o cunho negativo que a acompanhou ao longo de dois mil anos. Aproximado-se assim, dos textos hoje conhecidos como os "Evangelhos Apócrifos" do Novo Testamento, bem como, dos escritos gnósticos.
São conhecidas as teorias em volta de Maria Madalena desenvolvidas nos livros "O Sangue de Cristo e o Santo Graal" de Henry Lincoln, Michael Baigent e Richard Leigh e no "O Código Da Vinci" de Dan Brown. (A imagem que se anexa, é a reprodução duma pintura de Pietro Perugino).

Tuesday, July 08, 2008

Por favor ajudem e divulguem - Muito urgente



Meus amigos, existem dois cachorros que são propriedade dum empresário, na Maia, que está a passar por fortes dificuldades. Não tem condições para os ter, e tem procurado, sem sucesso, donos para os seus cachorros que os estimem. O Pépe e o Max são dois belos cachorros dóceis, embora porque não têm o cuidado necessário, apresentem um ar escanzelado. Caso não se encontre dono para estes dois animais ainda jovens, o seu destino será o abandono, como muitos outros, ou o canil, onde terão uma morte horrível, como todos sabem. São ainda jovens e merecem viver, e viver bem, em nome do muito que já sofreram durante as suas vidas. Se poderem ajudar, mesmo que temporariamente, como família de acolhimento, vulgo FAT, seria óptimo, porque os cachorros estão sem condições para terem uma vida com o mínimo de dignidade e conforto. Quem quiser adoptar algum ou ambos os cachorros ou como FAT, poderão contactar o Sr. Antunes para o telemóvel 916967881 ou para o e-mail antunes@ama-conveyors.com e, de certeza, terão uma pessoa grata que vos dará todos os pormenores sobres cachorros. Caso não estejam interessados, por favor, divulguem este apelo pelos vossos contactos. Obrigado a todos.

Monday, July 07, 2008

Aniversário de Gustav Mahler


Gustav Mahler nasceu em Kaliste, na Boémia a 7 de Julho de 1860 e viria a falecer em Viena a 18 de Maio de 1911, cunprindo-se hoje 148 após o seu nascimento. Tornou-se conhecido como um dos maiores regentes austríacos e como compositor. Actualmente, Mahler costuma ser visto como um maiores compositores que conseguiu ligar a música do século XIX com o período moderno, bem como pelas suas grandes sinfonias e ciclo de canções sinfónicas, como, por exemplo, Das Liede von der Erde (A Canção da Terra). É considerado também um exímio orquestrador, por usar combinações de instrumentos e timbres que pudessem expressar as suas intenções de forma extremamente criativa, original e profunda. As suas obras (principalmente as sinfonias) são geralmente extensas e com orquestração variada e numerosa. Mahler procura romper os limites da tonalidade, posto que em muitas de suas obras há longos trechos que parecem não estar em tom algum. Outra característica marcante das obras de Mahler é um certo carácter sombrio, algumas vezes ligado ao funesto. É justo salientar o famoso "adagietto" da sinfonia nº 5, que serviu de tema ao filme "Morte em Veneza" de Luchino Visconti, bem como a sua grande sinfonia nº 2 denominada "Ressureição". A menos sombria, diria mais, a mais brilhante das sinfonias é a 8ª conhecida pela "Sinfonia dos Mil", dado o número elevado de interpretes que exige para a sua interpretação.

Thursday, July 03, 2008

O Sangue dos Inocentes ou a história dum conflito civilizacional


Numa altura que tanto se fala de interculturalidade, de conflitos civilizacionais, no fundo, dos conflitos que foram acontecendo entre os povos ao longo da História, aparece-nos um livro que reputo de muito interessante chamado "O Sangue dos Inocentes" da autoria da escritora e jornalista espanhola Julia Navarro. Começando por um facto histórico que teve lugar no século XIII, que foi a tomada de Montségur, que opôs os súbditos do rei de França e do Papa aos denominados "Bons Cristãos" e que viria a culminar no seu massacre na fogueira depois de cerca de um ano de cerco; segue pelo período nazi na Alemanha e na busca do famoso "Graal" que tornaria, quem o possuísse, numa pessoa de grande poder, e vem a culminar no conflito civilizacional entre o Ocidente cristão e o Oriente muçulmano mais fundamentalista. Numa altura em que se tentam lançar pontes de entendimento entre estes dois mundos, parece haver quem não tenha interesse nisso. Este livro revela-nos algumas pistas, por vezes perturbadoras. Um livro corajoso, onde os tabús não têm lugar, de leitura fácil e trama bem urdida, que leva a que o leitor não pare até o terminar. Mas o mais interessante, será o reflectir onde começa o romance e acaba a realidade ou vice-versa. A merecer uma leitura reflexiva, aqui deixo a minha recomendação sobre este excelente livro.

À memória de Karl Kleiber


Karl Ludwig Kleiber nasceu a 3 de Julho de 1930 e viria a falecer a 13 de Julho de 2004. Foi um grande maestro alemão, e completaria hoje 78 anos de idade se ainda fosse vivo. Era filho dum, também, maestro alemão, Erich Kleiber e duma americana Ruth Goodrich. Karl Kleiber viria a estudar química em Zurique, embora muito rapidamente se tenha dedicado à música. São famosas as suas direcções de obras de Schubert, Brahms, Wozzech e Wagner. Em 1992, viria a ser convidado para dirigir a Orquestra Filarmónica de Viena, a quando do célebre "Concerto de Ano Novo", que é difundido para todo o mundo pela televisão desde o Musikverien em Viena.