Turma Formadores Certform 66

Sunday, December 31, 2023

Feliz Ano Novo 2024!

Mais um ano termina para que outro comece. Sempre dizemos que temos esperança de que seja melhor. Mas não será. Será igual, como coisas boas e outras nem tanto, mas se ainda cá estivermos para o celebrar, isso será a melhor bênção de todas. 2024 está aí cheio de expectativas, a página virada no calendário, como símbolo de esperança e renovação. Que traga a paz tão desejada, o amor tão querido, a prosperidade que será sempre o sinónimo de bem-estar. Se assim for, será seguramente um ano bom, um ano novo, porque renovado naquilo que o passado nos deixou de menos positivo. Essa é a vontade e a crença de todos nós. Que assim seja. Feliz Ano Novo 2024!

Saturday, December 30, 2023

Intimidades reflexivas - 1714

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." - Voltaire (1694-1778)

Friday, December 29, 2023

Intimidades reflexivas - 1713

"Todas as grandezas do mundo não valem um bom amigo." - Voltaire (1694-1778)

Thursday, December 28, 2023

Intimidades reflexivas - 1712

"Quem não sente amor, deve aprender a adular; caso contrário, não consegue viver." - Johann Goethe (1749-1832)

Wednesday, December 27, 2023

Intimidades reflexivas - 1711

"O ser humano tem muito mais desejos que necessidades." - Johann Goethe (1749-1832)

Tuesday, December 26, 2023

Intimidades reflexivas - 1710

"Aqui importa-se tudo. Leis, ideias, filosofias, teorias, assuntos, estéticas, ciências, estilo, indústrias, modas, maneiras, pilhérias, tudo vem em caixotes pelo paquete. A civilização custa-nos caríssimo, com os direitos de Alfândega: e é em segunda mão, não foi feita para nós, fica-nos curta nas mangas..." - Eça de Queirós (1845-1900) in 'Os Maias'.


Monday, December 25, 2023

Feliz Natal!

Que seja um Natal feliz em todos os lares e em todos os corações. Respeitem o vosso semelhante, amem e protejam os animais, respeitem a Natureza. Feliz Natal!

Sunday, December 24, 2023

Feliz Natal amigos!

Mais um Natal, mais uma caixa de recordações que vou abrindo. O meu Natal, como já disse por diversas vezes, é um Natal bem diferente do comum dos mortais. Não tem a ver com presentes, por vezes inúteis; não tem a ver com comezaina que abomino; nem com aquela salutar algazarra festiva que não me diz nada. O meu Natal é, desde há muito, um Natal mais sereno, mais frugal, mais despojado. É o Natal dos ausentes como costumo chamar. Depois de ter uma casa cheia em tempos pretéritos, tenho nestes dias uma casa vazia. Vazia de pessoas, mas cheia de memórias, plena de recordações. Este é o Natal mais próximo do meu pensamento, sem histerias, sem ruído, mas pleno de significado, aquele que enche o meu coração. Neste dia, e sobretudo amanhã, dia de Natal, tenho sempre um pensamento para o meu semelhante, aquele que não tem lar, não tem família, ou por esta é ignorado, por vezes abandonado, que não tem um teto para se aconchegar. Para este também é Natal, mas quantos de nós se lembram disso, ou lhe proporcionam um dia diferente. Mas também lembro os animais nossos companheiros da jornada da vida, que sofreram uma morte atroz para que a mesa esteja cheia para um efémero prazer que a gula estimula. Mas também da natureza, essa natureza essencial à nossa vida que é devastada, hoje talvez menos, mas ainda não o suficiente, por uns dias de enfeites que terminados, logo deixam de brilhar e são atirados ao lixo como coisas sem valor. Tudo isto se passa no Natal, mas quantos de nós estão atentos a isso? Quantos de nós, sentados a uma mesa, dedicam uns minutos a refletir sobre isto? Isto é o Natal da maioria das pessoas, mas não é o meu. Natais existem todos os anos, mas o semelhante que se ignora pode nem estar cá para o ano; o animal que perdeu a vida já não celebrará aquilo que de mais precioso e divino tinha, a própria vida; a natureza espoliada terá menos um pouco do pulmão que a todos nos beneficia. Por tudo isto, o meu Natal é diferente. É aquilo que o poeta chamou 'o Natal dos simples' e que bonito é. Feliz Natal a todos!

Saturday, December 23, 2023

Mais um ano a celebrar a vida

Retomo de novo o postal que fiz para este ano. Neles estão todas as pessoas que me ajudar na caminhada da vida, bem como alguns dos animais que a abrilhantaram. A todos estou agradecido. Quase todos já enfileiram a minha galeria de ausentes. Os animais são centrais nesta imagem porque aprendi com eles muito mais do que muitos cursos me poderiam ensinar. Nele pretendo também homenagear todos aqueles que são vítima de maus tratos às mãos dos seres dito humanos, aqueles que em silêncio sofrem à espera que um anjo humano os resgate. Pretendo lembrar também todos os errantes, seres de ninguém, que por aí andam à espera que a sua vida se esgote, mas não posso deixar de recordar todos os outros assassinados para que dentro de dias a mesa esteja farta, e que sofreram horrível agonia antes de partirem. Todos estes estão hoje no meu pensamento. Numa noite que devia ser de amor e paz, como é suez dizer na noite de Natal, afinal ela tem um outro lado, de morte, dor e sofrimento. Não posso ignorar o óbvio. Não vou ignorar o óbvio. Todos os seres viventes estão aqui para glorificar a vida não para serem explorados por outros seres viventes. A vida é um bem sagrado, algo de divino, para que alguém a possa desbaratar. Hoje lembro-me deles, como me lembro de todos eles durante o resto do ano. Aqui tento dar voz a quem não a tem. Feliz Natal!

Friday, December 22, 2023

Solstício de Inverno

Solstício de inverno é um fenómeno astronómico que acontece todos os anos no dia 21 ou 22 de dezembro. Este ano, ocorrerá no dia 22 de dezembro de 2023, quarta-feira, às 03h27. Nessa data, o inverno começa em Portugal e em todo o hemisfério norte, e o verão começa no hemisfério sul. É o dia mais curto do ano e, consequentemente, que tem a noite mais longa. A partir desta data, a duração do dia começa a crescer. Por isso, na antiguidade, o solstício de inverno simbolizava a vitória da luz sobre a escuridão.

Thursday, December 21, 2023

"Coração ao Pé da Boca - Memórias de Um Cirurgião" - Eduardo Barroso

Com 22 testemunhos emotivos de inúmeras personalidades nacionais e profissionais de saúde que o acompanharam ao longo da sua vida enquanto amigo, colega, pai, cirurgião, doente, director de serviço e muito mais. Sendo focado no seu percurso profissional enquanto médico-cirurgião, este livro dá-nos também um retrato da sua vida pessoal e familiar, das suas amizades e inimizades, com histórias emocionantes, divertidas e controversas mas sobretudo reveladoras da sua grande humanidade. Um retrato sincero e arrojado de um cirurgião com o coração ao pé da boca. «Fui médico e fui cirurgião, porque existo, porque nasci.» Sobre o autor, Eduardo Barroso é um dos mais destacados médico cirurgiões portugueses, nome de referência na cirurgia hepática-biliar-pancreática e no transplante, reconhecido nacional e internacionalmente. Acérrimo defensor do Serviço Nacional de Saúde, sempre colocou os doentes em primeiro lugar. Ao longo da sua vida profissional recebeu inúmeras homenagens e prémios e foi membro ou director de diversas instituições portuguesas e estrangeiras. Já depois de reformado, o Centro Hepato-Bilio-Pancreático e de Transplantação recebeu o seu nome. Conhecido sportinguista e apreciador de charutos, é autor de vários livros. Este Coração ao Pé da Boca, é sobretudo uma autobiografia profissional, mas que aborda inevitavelmente a sua vida e experiência pessoais. A edição é da Avenida da Liberdade Editores. Um livro muito interessante a merecer a vossa melhor atenção.

Wednesday, December 20, 2023

Intimidades reflexivas - 1709

Certa vez, Demóstenes esforçava-se em vão para obter a atenção da assembleia do povo para importantes negócios do Estado. Elevando a voz, disse que tinha uma história interessante a contar. Obteve assim silêncio. E contou: “Um jovem alugou um burro para ir até Mégara, num dia quente de Verão. No caminho, tanto ele quanto o dono do burro queriam descansar à sombra do animal. E começaram a empurrar-se mutuamente, cada um alegando que a sombra do animal lhe pertencia. Dizia o burriqueiro que ele alugara o asno e não a sua sombra. Replicava o viajante que tendo alugado o asno, alugara também a sua sombra.” A certa altura, Demóstenes calou-se e fez o gesto de se retirar. A multidão protestou, desejava ouvir o resto da história. - Atenienses! - bradou então o grande orador - Que espécie de homens sois, que vos apegais à história da sombra de um burro e recusais tomar conhecimento de factos graves que vos dizem respeito?" - Demóstenes (384 aC-322 aC) in 'A quem pertence a sombra do asno?'.

Tuesday, December 19, 2023

Intimidades reflexivas - 1708

"O camelo não vê a sua própria bossa, só vê a do irmão." - Ditado árabe

Monday, December 18, 2023

Intimidades reflexivas - 1707

"Temos de suportar, o segredo é isso. Temos de suportar o nosso carácter, o nosso temperamento, já que os seus defeitos, egoísmos e avidez, não os mudam nem a experiência, nem a compreensão. Temos de suportar que os nossos desejos não tenham plena repercussão no mundo. Temos de suportar que as pessoas que amamos, não nos amem, ou que não nos amem como gostaríamos. Temos de suportar a traição e a infidelidade, e o que é o mais difícil entre todas as tarefas humanas, temos de suportar a superioridade moral ou intelectual de uma outra pessoa." - Sándor Márai (1900-1989)

Sunday, December 17, 2023

Feliz aniversário meu Avô!

Faria hoje 120 anos se ainda por cá andasse. Era meu avô materno e padrinho. Por ele fui educado e dele guardo uma grande memória. Tudo lhe devo. Que estejas em paz, avô José!

Feliz aniversário, Papa Francisco!

O Papa Francisco celebra hoje o 87º aniversário. Um Papa que agitou as águas e agitou os seus pares. Vai-se mantendo no papado pelo menos até ao sínodo dos bispos em que tanto se empenhou. Depois se verá. Talvez resigne, talvez não. Até lá feliz aniversário, Papa Francisco!

Saturday, December 16, 2023

Feliz aniversário, Margarida!

A Margarida Ferreira celebra hoje mais um aniversário. Esta grande mulher e protetora dos animais, lá vai continuando com a sua saga para libertar animais do sofrimento e duma morte certa. Nem sempre compreendida pelos seus pares a Margarida continua firme na defesa e proteção dos animais apesar da sua doença crónica. Eles são, talvez, a sua melhor terapia. Eles são o seu testemunho. Os animais agradecem, e nós, os outros que também assumimos esta causa, lhe agradecemos também. A Margarida é uma inspiração para aqueles que defendem animais, e não daqueles que fazem dos animais mais uma forma de negócio. A Margarida sabe bem disso, como todos nós o sabemos também. Só desejo que esta data se repita por muitos e bons anos porque os animais que protege muito precisam de si. Feliz aniversário, Margarida!

Friday, December 15, 2023

Intimidades reflexivas - 1706

"Não há tempo, tão curta é a vida, para discussões banais, desculpas, amarguras, tirar satisfações. Só há tempo para amar, e mesmo para isso, é só um instante." - Mark Twain (1835-1910)

Thursday, December 14, 2023

Christmas Is…

 Christmas Is…

Christmas is "peace on earth" for those who accept it and live in unity with God's will.
Christmas is a gift of love wrapped in human flesh and tied securely with the strong promises of God.
Christmas is angelic music in the form of a carol and oratorio with a celestial descant.
Christmas is "glory to God," "good will to man," and "joy to the world."
Christmas is a man on duty tending sheep, or machine, who senses the upward call and stops to worship.
Christmas is a tall green tree which serves as festive altar for any household which discovers the true meaning behind it all.
Christmas is a ringing bell calling a distraught humanity to gladness and hope.
Christmas is a glowing hearth gently placed in the winter of man's loneliness.
Christmas is an altar to which man can bring his heartache for comfort, his lostness for guidance, and his sin for forgiveness.
Christmas is the sparkle of anticipation and the steady light of faith in the eyes of a little child as he hears the old, old story.
Christmas is the shining star of hope in the sky of all mankind.
Christmas is more than words can tell, for it is a matter for the heart to receive, believe and understand.
- Unknown

Intimidades reflexivas - 1705

"Em África, os silêncios são parte da conversa. O silêncio é uma outra maneira da palavra viver e há coisas que não podem ser ditas de outra maneira." - Mia Couto in 'Antes de nascer o mundo'.

Wednesday, December 13, 2023

Intimidades reflexivas - 1704

"O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar." - Charlie Chaplin (1889-1977)

Tuesday, December 12, 2023

Intimidades reflexivas - 1703

"Uma mulher muito bonita define-se como aquela que entra num salão sem que ninguém dê por ela e quando sai torna-se inesquecível." - Nadia Boulanger (1887-1979)

Monday, December 11, 2023

Intimidades reflexivas - 1702

"O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar." - Charlie Chaplin (1889-1977)

Sunday, December 10, 2023

Intimidades reflexivas - 1701

"Nessas visitas que faço à savana, vou aprendendo sensibilidades que me ajudam a sair de mim e a afastar-me das minhas certezas. Nesse território, eu não tenho apenas sonhos. Eu sou sonhável." - Mia Couto

Saturday, December 09, 2023

Intimidades reflexivas - 1700

"Um livro aberto é um cérebro que fala;

Fechado, um amigo que espera;
Esquecido, uma alma que perdoa;
Destruído, um coração que chora."

Rabindranath Tagore (1861-1941)

Friday, December 08, 2023

Intimidades reflexivas - 1699

"O mais alto nível de educação, é a tolerância." - Platão (428 aC-348 aC)

Thursday, December 07, 2023

Intimidades reflexivas - 1698

"Deve-se estar atento às ideias novas que vêm dos outros. Nunca julgar que aquilo em que se acredita é efectivamente a verdade. Fujo da verdade como tudo, porque acho que quem tem a verdade num bolso tem sempre uma inquisição do outro lado pronta para atacar alguém; então livro-me de toda a espécie de poder - isso sobretudo." - Agostinho da Silva (1906-1994)

Wednesday, December 06, 2023

Intimidades reflexivas - 1697

"A ave constrói o ninho; a aranha, a teia; o homem, a amizade." - William Blake (1757-1827)

Tuesday, December 05, 2023

Intimidades reflexivas - 1696

"O amor existe em todos nós, naquilo que fazemos, naquilo que somos, mas as pessoas esqueceram-se do que é o amor. O amor é aquela essência do teu ser e o que te faz acordar de manhã e seguir em frente. ´É o que te faz ir atrás de um sonho. É o que te faz querer concretizar alguma coisa. É o que te faz ter orgulho em ti, mas o amor também é quando estás triste, quando sentes arrependimento de algo que fizeste." - Sandra Isabel Correia, CEO de 'O Amor Existe', fundadora da marca 'PELCOR'.

Monday, December 04, 2023

Intimidades reflexivas - 1695

"Algum desgosto prova muito amor, mas muito desgosto revela demasiada falta de espírito." - William Shakespeare (1564-1616)

Sunday, December 03, 2023

Intimidades reflexivas - 1694

"Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que nos define é o lado com o qual escolhemos agir." - J.K. Rowling in 'harry Potter e a Ordem de Fénix'.

Saturday, December 02, 2023

"Coração ao Pé da Boca" - Eduardo Barroso

Com 22 testemunhos emotivos de inúmeras personalidades nacionais e profissionais de saúde que o acompanharam ao longo da sua vida enquanto amigo, colega, pai, cirurgião, doente, director de serviço e muito mais. Sendo focado no seu percurso profissional enquanto médico-cirurgião, este livro dá-nos também um retrato da sua vida pessoal e familiar, das suas amizades e inimizades, com histórias emocionantes, divertidas e controversas mas sobretudo reveladoras da sua grande humanidade. Um retrato sincero e arrojado de um cirurgião com o coração ao pé da boca. Quanto ao autor, Eduardo Barroso nasceu em Lisboa, a 26 de janeiro de 1949. Além da paixão pelo futebol e pelo Sporting, dedicou-se a outra vocação: Medicina. É doutorado em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Foi diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Unidade de Transplantação e do Centro Hepato-Bilio-Pancreático e Transplantação do Hospital Curry Cabral. A edição é da Avenida da Liberdade Editores. Um livro muito interessante a merecer a vossa melhor atenção.

Friday, December 01, 2023

Intimidades reflexivas - 1693

"Na vida é importante ter um amigo que seja ao mesmo tempo espelho e sombra. O espelho não mente e a sombra nuca se afasta." - Anónimo