Turma Formadores Certform 66

Friday, October 31, 2025

Happy Halloween!

E aqui está o exemplo mais acabado duma festa importada de outras paragens, nomeadamente os EUA, que atravessou o Atlântico e chegou à Europa. Por cá fez a sua aparição há alguns anos, entrando de mansinho pelos mais pequenos. Eram as festas dos infantários e das pré escolas, depois do básico e assim se foi alargando à restante comunidade. Contudo as coisas podem não ser assim tão simples. Existem sempre justificações para a importações de tradições que. por mais que digam muito em certas paragens, nada dizem à nossa cultura judaico-cristã. Mas o Halloween é uma importação mas foi criado na Europa há 2000 anos. e esta, hein? A história desta noite especial, muito antes de pertencer aos vampiros e às bruxas, teve origem celta, há dois mil anos. De 30 de outubro a 2 de novembro, os povos celtas comemoravam o fim do verão numa celebração chamada Stamhain, cujo significado é literalmente 'fim do verão'. Reza a lenda que na noite do dia 30 de outubro os mortos voltavam a povoar a terra e personificavam a figura do fantasma. O objetivo era que os familiares dos mortos deixassem à porta de casa comida e bebida para a receção dos espíritos. Numa noite em que os que se atreviam só saiam de casa se estivessem mascarados de fantasma para conseguir passar despercebido entre eles. Mais tarde, a Igreja Católica substituiu o Stamhain pelo Dia de Todos os Santos, 1 de novembro. E a noite de dia 31 tornou-se no "All Hallows Eve", ou seja, noite de todos os santos. É uma tradição que viajou do norte da Europa para a América. A Europa tem a base cultural, as tradições, os espíritos, toda a cultura celta. Por ser uma comemoração pagã, a relação entre o dia das bruxas e a Igreja Católica foi sempre adversa. a igreja não vê com bons olhos porque não entende o espírito cultural, histórico e antropológico desta tradição. Precisa de conhecer as tradições para poder entendê-las melhor, coisa que nunca foi fácil para a Igreja. Cada país adapta a festa à sua maneira e a incorporação de fenómenos internacionais em nada excluem o que é nacional, a globalização contribuiu para o renascer das tradições locais, até porque se tornam conhecidas pelo resto do mundo. Por isso, esta noite mascare-se, saia à rua, pregue partidas e implore por guloseimas. Se faz sentido? Não interessa. Como lembra Jean Robot, "também existe o MacDonalds e a Coca-Cola, a pureza cultural nunca existiu, as culturas são o resultado da confluência de vários povos, várias tradições, línguas e crenças religiosas". E assim vamos lá festejar o Halloween que se faz tarde. Happy Halloween!

Thursday, October 30, 2025

Há animais que têm mais humanidade do que muitos homens...

A enfermeira que tirou esta fotografia disse o seguinte: " Este paciente idoso deu entrada no hospital há três dias e durante esse tempo nenhum membro da família veio visitá-lo ou cuidar dele." A enfermeira que tirou esta fotografia disse que uma pomba veio há dois dias e ficou muito tempo na cama dele. Posteriormente, soube-se que o senhor alimentava sempre a pomba quando estava sentado no banco do parque, perto do hospital. Há animais que têm mais humanidade do que muitos homens...

Wednesday, October 29, 2025

Beijar é...

Beijar é, por vezes, uma emergência absoluta, um desejo súbito que não pode ser contido!

𝑇 𝑒𝑛~𝐿~

Tuesday, October 28, 2025

Intimidades reflexivas - 1940

"(...) Não se encontram diamantes senão nas profundezas da terra; não se encontram verdades senão no mais íntimo da alma." - Victor Hugo (1802-1885)

Monday, October 27, 2025

As oportunistas

Com a mudança de tempo, a Rosita e a Maria já começaram a procurar a minha casa para passarem a noite. Hoje até dormiram comigo. Mas devia tê-las deixado lá fora de castigo para aprenderem. Enfim, desta escaparam. Para a próxima veremos.

Sunday, October 26, 2025

O amor está...

"O amor está ao alcance de todos, mas a amizade é um teste para o coração".

Madame d'Houdetot

Saturday, October 25, 2025

Mudança da hora

Em 2025, o horário de inverno em Portugal começa no dia 26 de outubro às 02h00, quando os relógios devem ser atrasados uma hora. A mudança de hora para o horário de inverno é feita todos os anos no último domingo de outubro.

Friday, October 24, 2025

Happy Heavenly Birthday in Heaven, Ing-Britt IB Henriksen!

You would celebrate your 71st anniversary today. Happy Heavenly Birthday in Heaven, Ing-Britt IB Henriksen! Your time is over in this life but your memory will remain forever in our hearts. May your affection, kindness and love for animals be an example for all of us. Happy Birthday, Ing-Britt IB Henriksen in Heaven. Rest in peace!


Thursday, October 23, 2025

Intimidades reflexivas - 1939

"A alma de uma pessoa só significa alguma coisa para quem, também, tem alma. Grande parte da humanidade não a tem. E aqueles que a possuem têm o cuidado de não a expor. É por isso que vivemos uma experiência muito intensa quando, no primeiro encontro, sentimos o toque do que se chama alma humana." - Torborg Nedreaas (1906-1987), Excerto de 'Nada Cresce ao Luar'.

Wednesday, October 22, 2025

O poder espiritual dos gatos

Eles atravessam a casa como quem abre portas invisíveis. Gatos são a pausa do mundo: respiram por nós quando esquecemos, recolhem as farpas do dia nos coxins macios e, em silêncio, costuram a alma de volta ao lugar. Os pretos carregam a noite inteira na pelagem, não para assustar, mas para lembrar que a sombra é ventre de luz. Os brancos são neve que não derrete: repousam e o ar fica mais limpo. Os rajados trazem mapas antigos; cada listra é estrada para o aconchego. Os cinzas são manhã nublada que promete sol; os dourados acendem o outono dentro da sala. Os siameses têm olhos de vela: iluminam sem dizer palavra. Os frajolas vestem terno para uma cerimônia diária, a de estar presente. As tricolores, guardiãs de fortuna pequena e verdadeira: o riso, o afeto, a casa aquecida. E há ainda os azuis que não são azuis, mas parecem céu quando deitam no nosso peito. Quando ronronam, o chão aprende outro compasso. É oração que não precisa de altar. O corpo inteiro vira mantra: inspira, expira, cicatriza. Um gato encosta e o coração desapressa; a mente, que tanto grita, aceita sentar-se ao lado e ouvir. Eles sabem onde dói e deitam ali. Sabem quando a lágrima quer cair e piscam devagar, como quem autoriza a maré. Há quem os chame de mistério. Talvez sejam ponte. Entre o que vemos e o que sustenta. Entre o que falta e o que sempre esteve. Eles percebem o ponto exato da luz no chão, a fresta por onde passa o milagre simples do vento. Mostram que amor é ofício miúdo: um olhar que aquieta, uma presença encostada, um silêncio sem cobrança. Se um gato escolhe você, aceite o chamado. Aprenda com ele a caber nos instantes, a ocupar o próprio corpo, a não pedir ao dia mais do que ele pode dar. Agradeça as patinhas que caminham por dentro do seu cansaço, a língua áspera que ajeita fios invisíveis, o sono que costura o mundo. E, quando ele fechar os olhos sobre a sua mão, saiba: nesse gesto mora uma promessa antiga, a de que ainda é possível morar em paz.

Tuesday, October 21, 2025

As diabruras da Rosita

É do conhecimento de muitos de vós que a Rosita era uma gata caseira que trocou a sua família por nós. Anda por cá vai para oito anos, ainda tinha cães nessa altura. Por cá foi ficando ao ponto de até dormir connosco. Muito meiga e carinhosa. Há uns meses atrás a Rosita esteve gravemente doente. Pensamos que não escapava, mas com os tratamentos e cuidados que lhe demos recuperou. Numa altura em que ela ainda estava doente e fraca, com dificuldades de subir a muros, a Rosita desapareceu. Não estava na nossa casa, nem na casa dos donos. Isso deixou-nos preocupados pela sua fragilidade física. Depois de muita procura, viemos a encontrá-la na casa dum outro vizinho. Conseguimos que voltasse para casa para acabar o tratamento. Logo que recuperou a Rosita começou a ter dificuldade em dormir dentro de casa. Alterou o seu comportamento radicalmente e como tem a sua irmã Maria por perto andavam as duas juntas. Há dias atrás, tentei trazê-la para casa. Ela ficou tão stressada que tive que a deixar sair de novo. Nunca mais ficou dentro de casa. Procura-nos para que lhe demos de comer, durante o dia anda por cá, mas à noite desaparece, sozinha ou com a irmã, para parte incerta. Aparece de madrugada muito quente e seca, mesmo em dias de chuva. Hoje reparei que ela vai muito para a casa onde se acolheu quando estava doente. Não sei porquê, porque então estava em obras e agora já está habitada. Continua carinhosa connosco mas ficar em casa nem pensar. Gosto muito de animais, sempre tive cães, mas gatos nunca embora apoiasse alguns felinos vadios que por aí andam. No momento em que estava a descobrir o que era viver com um gato, a Rosita faz-me isto. Adoro animais mas nunca me hei de habituar aos gatos. Talvez porque sempre tive cães com a sua proverbial lealdade. A independência dos gatos é algo que me trás apreensivo. Nunca me habituarei a isso. A Rosita deu-nos um grande desgosto. Achamos que não merecia-mos depois de tudo o que fizemos por ela. Enfim, coisas de gatos!

Monday, October 20, 2025

"O Segredo dos Segredos" - Dan Brown

Robert Langdon, prestigiado professor de simbologia, viaja até Praga para assistir a uma palestra inovadora de Katherine Solomon, uma cientista reconhecida no campo da noética, com quem começou recentemente um relacionamento amoroso. Katherine está prestes a publicar uma obra revolucionária, cujas explosivas revelações sobre a natureza da consciência humana ameaçam abalar séculos de crenças estabelecidas. Quando um terrível assassinato provoca o caos, Katherine desaparece sem deixar rasto e o seu manuscrito é destruído. Desesperado por encontrar a mulher que ama, Langdon embarca numa corrida contra o tempo pela mística Praga, enquanto é implacavelmente perseguido por uma organização poderosa e um inimigo assustador saído das mais antigas lendas da cidade. De Praga a Nova Iorque, passando por Londres, Langdon mergulha nos mundos da ciência mais avançada e da tradição histórica, navegando por um labirinto de códigos e símbolos, até finalmente desvendar uma verdade perturbadora sobre um projeto secreto que mudará para sempre a nossa visão da mente humana. Sobre po autor, O escritor norte-americano Dan Brown nasceu em 1965 em New Hampshire, nos Estados Unidos da América, sendo filho de um professor de Matemática e de uma intérprete de música sacra. Brown estudou no liceu local e mais tarde licenciou-se na Universidade de Amherst. Mudou-se para Los Angeles onde tentou fazer carreira como compositor, pianista e cantor. No entanto, este plano de vida fracassou e Dan Brown acabou por ir estudar história da arte em Sevilha, em Espanha. Entretanto, a meias com a mulher, escreveu o livro 187 Men to Avoid: A Guide for the Romantically Frustrated Woman. Em 1993 regressou a New Hampshire para se tornar professor de inglês na escola onde tinha estudado. Passados dois anos, os serviços secretos norte-americanos foram à sua escola buscar um aluno que consideravam uma ameaça nacional por ter escrito, na Internet, que era capaz de matar o presidente Bil Clinton. Dan Brown ficou tão interessado no assunto que começou a fazer pesquisas sobre a Agência Nacional de Segurança. Acabou por resultar desse interesse a escrita do seu primeiro romance Digital Fortress, que foi lançado em 1996 com algum sucesso. Era um romance baseado na violação de privacidade e em conspirações, tendo por sustentação as novas tecnologias. Quatro anos depois do seu romance de estreia, lançou Angels and Demons, seguindo-se em 2001 Deception Point. Finalmente, em Março de 2003, Dan Brown lançou no mercado norte-americano The Da Vinci Code (O Código Da Vinci), que logo no primeiro dia vendeu mais de seis mil exemplares, tendo-se tornado num dos livros mais vendidos de sempre em todo o mundo, com publicações em 42 línguas. O Código Da Vinci é um romance policial que tem como protagonista um simbologista norte-americano. Através da obra de Leonardo Da Vinci, onde encontra várias mensagens codificadas, tenta arranjar provas para desvendar um segredo com centenas de anos. No livro surgem instituições como a Opus Dei e o Priorado do Sião. A obra chegou a Portugal em 2004 e ao fim de poucos meses atingiu as onze edições. O sucesso deste livro levou a que fosse anunciada uma adaptação cinematográfica e uma sequela literária. A edição é da Planeta.

Sunday, October 19, 2025

"Cancioneiro" - Pedro Abrunhosa

songbook que reúne as mais emblemáticas composições de Pedro Abrunhosa. «Como será escrever uma canção? O que sentirá alguém que escreve uma canção e depois percebe que ela ganha vida e corpo na sua voz e também naqueles que, mais tarde, a irão reproduzir e cantar também? Fico sempre a pensar nisto. Fico genuinamente a pensar nisto e no misto de entusiasmo das canções que se tornam bem-sucedidas e das outras, as canções que vão diretamente para o balde do lixo. Ou talvez para um planeta onde vivem e são cantadas as canções que não tiveram sucesso algum. Este livro que agora é lançado não tem nenhuma desse planeta que muitos - pelas razões que facilmente adivinharão - querem que seja distante. Pelo contrário, todas elas têm uma vida. Sim, uma vida. Uma canção tem uma vida igual à nossa, só que muitas delas, ao contrário de nós, tornam-se imortais.» Fernando Alvim, no prefácio. Sobre o autor, Pedro Abrunhosa, figura cimeira da música portuguesa, construiu uma sólida carreira ao longo de mais de quarenta anos, enraizada em diversas influências culturais e musicais. Aos 16 anos, mergulhou na música através de uma educação erudita estudando Análise, Composição e História da Música com Álvaro Salazar, Jorge Peixinho e Cândido Lima. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, integrou o Grupo de Música Contemporânea de Madrid. Ao trazer a sua formação erudita para o mundo do jazz, fundou e dirigiu a Escola de Jazz do Porto e a Cool Jazz Orchestra. Em 1994 cria os Bandemónio e edita o seu primeiro álbum, Viagens. Tem 13 discos editados, todos multiplatinados, e já deu mais de 2000 espetáculos em todo o mundo. Escreve para inúmeros intérpretes internacionais, como Maria Bethânia, Lucinda Williams, Ney Matogrosso ou Carla Bruni. Entre os vários prémios com que foi distinguido, contam-se duas Medalhas de Ouro de Mérito Cultural, a medalha de Honra da Cidade do Porto, o Prémio Bordalo de Imprensa, três Globos de Ouro e quatro Prémios Blitz. Em 2024 o disco Viagens foi eleito por um vasto júri de especialistas e pares, reunidos pela revista Blitz, como o «Melhor Álbum Nacional dos últimos 40 anos». A par da música, Pedro Abrunhosa assinou crónicas na imprensa e fundou o Ciclo de Conferências «Arte e Espiritualidade» na Fundação de Serralves. É frequentemente convidado como orador para palestras e debates do foro cultural. A edição é da Contraponto Editores.

Saturday, October 18, 2025

O olhar...

"O olhar fala de amor." "Falar de amor é fazer amor".

Honoré de Balzac

Friday, October 17, 2025

Agradecimento

Venho agradecer a todos os que ontem me deram os parabéns pelas mais diversas formas e vias. A todos o meu sincero obrigado.

Thursday, October 16, 2025

70 anos depois...

70 anos já é muito tempo, desde aquele dia em que a minha Mãe me trouxe a este mundo num parto doloroso, difícil e que até poderia ter sido fatal, segundo os relatos que sempre ouvi em casa. Por isso, neste dia mais que celebrar o meu nascimento, celebro a memória veneranda da minha Mãe porque foi ela realmente a verdadeira protagonista de tudo isto. Muitas estórias poderia aqui contar. Por muita coisa passei, coisas boas e outras nem por isso, mas sempre tentei retirar delas esse ensinamento que a vida nos impõe. 70 anos depois aqui estou, neste dia tão especial, a recordar aquela que já à muito partiu mas cuja memória não se apagará enquanto eu por cá andar. Nunca foi tradição da minha família celebrar aniversários, vá-se lá saber bem porquê, mas foi assim. Ainda hoje na minha casa é assim. Esta não é uma celebração apesar da data redonda, é apenas a homenagem à minha Mãe, e com ela a todas as outras mulheres que 'são o futuro da Homem', lá volto eu ao meu querido Aragon! Este, mais do que o meu dia, é o dia dela, o dia da minha Mãe.

Wednesday, October 15, 2025

O ontem...

"O ontem não existia para ela. Ela vivia a plenitude do hoje."

Victor Hugo

Tuesday, October 14, 2025

Parabéns Charo Salamanca! / ¡Felicidades, Charo Salamanca!

Parabéns Charo Salamanca! De novo a festejar o aniversário desta grande voz, desta grande cantora, desta grande mulher que desde a Cidade do México me encanta todos os dias. Desde Portugal, bem longe do outro lado do Atlântico, te envio votos dum feliz aniversário. Que se repita por muitos anos. Abraço.

...

¡Felicidades, Charo Salamanca! Celebrando una vez más el cumpleaños de esta gran voz, esta gran cantante, esta gran mujer que me encanta cada día desde la Ciudad de México. Desde Portugal, al otro lado del Atlántico, te envío mis mejores deseos de cumpleaños. Que cumplas muchos más. Un abrazo.

Monday, October 13, 2025

Hoje é o dia da madrinha

No dia seguinte ao da nossa afilhada, é a vez da madrinha celebrar o seu. Uma vida longa com estórias que davam um romance. A mais próxima é a sua cumplicidade com a sua afilhada. Porque o amor é assim, não tem idade, e esta relação afilhada/madrinha é um binómio de sucesso. Que assim continue por muitos e bom anos. Feliz aniversário minha querida!

Sunday, October 12, 2025

RIP in Heaven, Ing-Britt! / Descansa em paz lá no Céu, Ing-Britt!

Another year has passed since my dear friend Ing-Britt IB Henriksen left me. I spoke to her daily, this woman who was so devoted to animals. Today marks another year since she departed for another astral dimension. The memories are all that remain, and so is the longing. Rest in peace, Ing-Britt!

...

Mais um ano que passa desde que a minha querida amiga Ing-Britt IB Henriksen  me deixou. Falava com ela diariamente, com esta mulher tão amiga dos animais. Hoje passa mais um ano que partiu para outra dimensõ astral. A memória é o que resta e a saudade também. Descansa em paz, Ing-Britt!

Parabéns, Inês!

Hoje é um dia alegre e simultaneamente triste. Alegre porque a minha querida afilhada Inês faz 14 anos, triste porque é a primeira vez desde que nasceu, que passará o seu aniversário afastada dos seus padrinhos. Uma realidade a que temos que nos habituar porque a Inês é uma adolescente a viver a primavera da vida e os seus padrinhos já estão no inverno profundo. Esta é a dura realidade que não queríamos ver mas que a vida nos mostra. Quantas vezes já me arrependi de ser o seu padrinho apesar de gostar tanto dela! Se fosse hoje nunca teria aceite o convite que então me foi feito. Muita água correu sob as pontes desde então e nem sempre água de boa qualidade. Hoje teria sido tudo bem diferente. Mas temos que aceitar esta ambivalência em que a vida nos coloca. Hoje é o primeiro dia duma outra realidade. Para o ano será mais fácil porque já temos o lastro deste. A partir de agora tudo será diverso. Temos que aceitar que a Inês bebé, a Inês menina, não existe jamais. Agora é a Inês adolescente, mais tarde a Inês mulher, uma realidade outra que fará toda a diferença. Isso não quer dizer que reneguemos o muito amor que lhe temos, coisa que nunca acontecerá. Quando os seus padrinhos deixarem este plano astral, será seguramente esse amor infinito e incondicional que lhe deixaremos como penhor. Este é perene e não se esfuma como a materialidade doutras coisas porque as pessoas lutam. A materialidade pode não existir, mas o amor, esse será para sempre. Temos que perceber e aceitar este afastamento paulatino que a nossa afilhada Inês nos vai impondo. Afinal, embora ela nos diga muito, para ela nós representamos cada vez menos, porque uma jovem nesta idade tem sonhos e desejos que não se compaginam com os seus velhos padrinhos que vivem numa outra realidade. Hoje é o início dum novo ciclo, quiçá o derradeiro para nós, mas seguramente que a partir de agora tudo será bem diferente. Chegou a hora do desapego. Há 14 anos atrás, numa tarde solarenga de Outubro, recebia pela primeira vez nos meus braços, iluminada e sorridente, a bebé Inês. Hoje é altura de abrir os braços e a deixar partir. Tão simples assim e tão doloroso. Hoje é o início de muita coisa, mas simultaneamente o fiz de tanta outra. É a isto que chamamos o ciclo da vida. Feliz aniversário, Inês!

Saturday, October 11, 2025

Aprendi...

Aprendi que o amor pode surgir de surpresa ou morrer de um dia para o outro. Que os grandes amigos podem tornar-se completos estranhos e que, inversamente, um estranho pode tornar-se um amigo para a vida. Que o "nunca mais" nunca acontece e que o "para sempre" tem um fim. Que quem quer, consegue e consegue. Que quem arrisca nunca perde nada, e quem não arrisca nada nunca ganha nada. Que se quer ver alguém, precisa de ir procurá-lo, porque depois disso, é tarde demais. Que a dor é inevitável, mas que o sofrimento é opcional. E, acima de tudo, aprendi que negar as coisas mais óbvias é absolutamente inútil.

Elif Shafak

Friday, October 10, 2025

A tristeza...

"A tristeza é causada pela inteligência. Quanto mais se compreende algo, mais se deseja não ter compreendido."

Charles Bukowski

Thursday, October 09, 2025

Intimidade...

Intimidade é poder colocar sonhos e projetos nas possibilidades de cada um, com a esperança de realizar alguns deles, juntos.

J. Salomão

Wednesday, October 08, 2025

Se a maioria...

Se a maioria estiver certa, se esta música nos cafés, este entretenimento de massas, estes seres americanizados com desejos tão rapidamente satisfeitos representam o bem, então estou errado, estou louco, sou um verdadeiro lobo da estepe. 

Hermann Hesse

Tuesday, October 07, 2025

Deixe a andorinha...

Deixe a andorinha cortar o ar
Em arabescos da infância
Rápido ou devagar
Ao capricho do sempre supremo
Sempre a emoção inicial
François Cheng

Monday, October 06, 2025

Intimidades reflexivas - 1938

"Desenha-me uma árvore, desenha-me o sol, um sol a sorrir, com sobrancelhas e nariz, desenha-me nuvens com cerejas penduradas. Desenha-me uma vaca. Ou um gato. Ou um elefante, já agora. Uma casa com um quintal. Isso: desenha-me uma casa com um quintal e nós dois à janela. Conta-me uma história. Não te vás embora ainda, conta-me uma história que acabe bem, com pessoas felizes para sempre. Mente-me. Faz o favor de me mentires desde que sejam mentiras que eu goste. Dá-me uma colher de compota, ervilhas com ovos escalfados, um beijinho na testa. Não custa muito, um beijinho na testa, de modo que a marca do baton fique na pele. Depois diz-me. Podes ir e eu vou, não me arrasto por aqui a maçar-te, prometo, a ler o jornal, a ocupar espaço, a encher tudo de fumo, a deixar cinza no chão. Aprendi a perceber quando as coisas acabam e, depois de onze anos de casados, é assim tanto pedir-te que desenhes uma árvore? Não te incomodes com o papel, qualquer papel serve, nem vale a pena procurares uma caneta, usa o lápis dos olhos, aquele com que, ao princípio, me sujavas o colarinho. Até nem me rala que ponhas a árvore, ou o sol, ou as nuvens no colarinho, se me perguntarem explico." - António Lobo Antunes in 'Quinto Livro de Crónicas'.

Sunday, October 05, 2025

Dia Mundial do Professor

Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente no dia 5 de outubro. O Dia Mundial do Professor homenageia todos os que contribuem para o ensino e para a educação da sociedade. Este dia promove todos aqueles que escolheram o ensino como forma de vida e que dedicam o seu dia-a-dia a ensinar, crianças, jovens e adultos. A mensagem do Dia Mundial do Professor está na dignidade e na importância do professor na sociedade, como construtor de pessoas. 

Viva a República!

Passam hoje 115 anos sobre a implantação da República em 1910. Viva a República!

Saturday, October 04, 2025

RIP, Jane!

A vida da Dra. Jane Goodall é um belo lembrete de que o amor, o respeito e a compaixão pelos animais podem mudar o mundo. A sua devoção inspira-nos a proteger aqueles que não podem falar por si mesmos. Deixou-nos no passado dia 1 deste mês aos 91 anos de idade.

Friday, October 03, 2025

Tudo pode acontecer...

"Tudo pode acontecer de um momento para o outro. Tudo pode acontecer consigo, assim como com os outros. Tudo pode acontecer e voltar a desaparecer. Tudo pode ruir e ser reconstruído. A qualquer hora do dia, ódio e amor, tudo pode inflamar e arrefecer. Tudo pode murchar e voltar a florescer. Tudo pode passar de bom a mau. Uma palavra errada, um lapso de língua, uma pedra de calçada, uma rosa, um beijo. Tudo pode piorar ou melhorar com um sorriso."

Jacques Higelin, Flâner entre les intervalles

Thursday, October 02, 2025

A única revolução...

"A única revolução possível é tentar melhorar-se a si próprio, esperando que os outros façam o mesmo. O mundo será um lugar melhor nessa altura."

Georges Brassens

Wednesday, October 01, 2025

O maravilhoso mundo canino

Estudos de ressonância magnética revelaram algo verdadeiramente reconfortante nos cães e na sua ligação com os seus donos. Não se trata apenas de snacks, brinquedos ou até mesmo da companhia de outros cães; o amor dos cães pelos seus humanos é muito mais profundo. Os investigadores descobriram que, quando um cão sente o cheiro do seu dono, uma parte específica do seu cérebro, chamada núcleo caudado, ativa-se muito mais do que quando sente o cheiro de comida ou de outro animal. Esta área do cérebro está ligada a sentimentos de amor, alegria e recompensa, mostrando que os cães não só reconhecem o cheiro dos seus donos, como também são tomados pela felicidade e carinho. Esta poderosa reação revela que, quando os nossos amigos patudos olham para nós com aqueles olhos de adoração ou correm para nos receber à porta, não é apenas instinto ou hábito. No fundo dos seus cérebros, os cães sentem um amor genuíno e profundo por nós, tão real e significativo quanto possível.