Turma Formadores Certform 66

Wednesday, November 30, 2022

Endovélico - O Deus da Lusitânia

Deus da cura, da medicina, da terra, do mundo subterrâneo, protetor da vida após a morte. Os atributos do Deus Endovélico eram muitos, tal como a sua influência na Lusitânia. Quando os romanos chegaram à Península Ibérica também adotaram esta divindade. Os romanos construíram-lhe um templo num dos montes mais altos em São Miguel da Mota, no Alandroal, onde foram descobertas as ruínas da construção, vestígios de esculturas e placas votivas. Os arqueólogos acreditam que no período pré-romano a veneração ao Deus era feita num outro local, possivelmente num santuário descoberto a alguns quilómetros de São Miguel, numa zona mais reservada e inóspita conhecida por Rocha da Mina, onde foi encontrado, esculpido na rocha, um altar onde possivelmente se realizavam sacrifícios animais e humanos. Na região do Alandroal ainda há quem acredite na veneração deste deus pagão e pré-romano.

Tuesday, November 29, 2022

Intimidades reflexivas - 1508

"A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o visitante sentou na areia da praia e disse: “Não há mais o que ver”, saiba que não era assim. O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre." - José Saramago (1922-2010)


Monday, November 28, 2022

Intimidades reflexivas - 1507

"Feliz quem não exige da vida mais do que ela espontaneamente lhe dá, guiando-se pelo instinto dos gatos, que buscam o sol quando há sol, e quando não há sol o calor, onde quer que esteja." - Bernardo Soares in 'Livro do Desassossego'.

Sunday, November 27, 2022

Um texto de verdade

Você não precisa dar conta de tudo, você não precisa ser super mãe, super esposa, super dona de casa, super profissional, super mulher... Pois quando seu corpo pedir arrego vão ser poucos que lembrarão que você tentou ser tudo em uma só! Então deixa a casa pra depois, vai caminhar, vai ao parque, começa o ginásio, compre uma marmita, vá ao salão, durma até mais tarde, vista a roupa que você gosta, seja você, cuide de si, Ame-se, e faça isso exclusivamente por si! Filho cresce, marido vai embora, emprego você encontra outro, a casa vai sujar de novo, mas seu emocional, pode ser que não tenha uma segunda chance.

Saturday, November 26, 2022

Reflexões

De mim dou o que posso, um carinho, um abraço, um abrigo, um ombro amigo, minhas mãos, meus ouvidos, minha atenção, minhas palavras, meu sentir, meu seguir, meu existir. É pouco, eu sei que é pouco, mas dou o que posso.

Friday, November 25, 2022

Intimidades reflexivas - 1506

"Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados." -  Edmund Burke filósofo irlandês (1729-1797)

Thursday, November 24, 2022

Dia de Ação de Graças

Celebra-se hoje o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) que é uma forma de agradecimento pelas colheitas. É um ritual puramente cristão. Este dia tem o seu apogeu nos EUA onde a sua celebração é mais importante do que o próprio Natal. No nosso país passa despercebido embora os mais jovens, influenciados pela cultura oriunda do outro lado do Atlântico já o conheçam. Como em todos os rituais e celebrações, este dia também é um requiem a muitos milhões de animais que são sacrificados, especialmente nos EUA, onde é o prato principal. A Humanidade não consegue celebrar nada sem que isso signifique o sacrificar de outras vidas que têm tanto direito a por cá andar como nós. Mas é assim talvez um dia seja diferente. Apesar de tudo isso, desejo um feliz Dia de Ação de Graças a todos especialmente aos meus amigos americanos.

Wednesday, November 23, 2022

Intimidades reflexivas - 1505

Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." - William Shakespeare (1564-1616)

Tuesday, November 22, 2022

Catar 2022 é um atentado à inteligência

Catar 2022 é uma vergonha. Todos sabem que não sou adepto de futebol. Mas não pensem que é por isso que alinho aqui estas ideias. O futebol, - para além dum desporto -, é uma máquina de interesses mesquinhos em que o dinheiro é a lei. São jogadores que quase que não sabem ler nem escrever que ganham fortunas que nunca pensaram ter, mesmo nos seus sonhos mais profundos. São dirigentes desportivos mergulhados na mais vil corrupção porque o dinheiro, (quase sempre fácil), a isso os conduziu. São as organizações mundiais deste desporto que, - em nome mais uma vez do vil metal -, fazem um campeonato em pleno inverno, onde os direitos de quem nele trabalhou para que hoje muitos possam ver os jogos na televisão, nunca existiram. Milhares de mortos para que durante um mês um país queira limpar a sua imagem bem suja, parece-me demais. Um país onde os direitos dos nacionais e dos estrangeiros são bem diversos. Um país onde as mulheres são sujeitas à lei da sharia que implica chicotadas, lapidação, tortura e morte, sem que os visados tenham o mínimo direito à sua defesa. Um país onde os direitos LGBTI+ são banidos e os seus adeptos são perseguidos e presos. Um país onde os direitos e as liberdades são espezinhadas todos os dias. Países assim não deviam ter a possibilidade de organizar eventos destes. Mais do que o futebol, o Catar quer limpar a sua imagem de país muçulmano que, como nos outros, apenas uma minoria tem direitos e os restantes são escravos, tudo em nome da religião. Claro que o Qatar não tem culpa de estar sentado sobre jazidas enorme de gaz, petróleo e outras matérias primas, mas os dirigentes ocidentais têm a obrigação de saber distinguir o trigo do joio. Não o fizeram porque o dinheiro mais uma vez falou mais alto. Tudo isto que nos vai entrar pelas casas adentro durante um mês é um verdadeiro hino à corrupção, compadrio e quejandos, esmagando tudo aquilo que são os direitos dos povos livres e democráticos, e nem sequer respeitando todos aqueles que deram a vida para que tudo isto acontecesse. Tudo isto é um atentado à inteligência dos povos. Dir-me-ão que se devia ter dito isso na altura em que este país foi escolhido. É verdade, mas nada foi dito porque a corrupção falou mais alto e o dinheiro também. E sobre os dirigentes de cargos mais elevados do meu país irem lá apoiar a seleção, nem comento. Sei que este país tem muitos interesses em Portugal, nomeadamente financeiros, mas isso não pode por a correr os nossos dirigentes atrás do futebol. Tudo isto é uma vergonha. O Catar 2022 é em si mesmo uma vergonha!

Monday, November 21, 2022

Pessoas que passam pela nossa vida

"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." - D.A.

Sunday, November 20, 2022

Palavras de Hermann Hesse (1877-1962)

“Quanto mais envelhecia, quanto mais insípidas me pareciam as pequenas satisfações que a vida me dava, tanto mais claramente compreendia onde eu deveria procurar a fonte das alegrias da vida. Aprendi que ser amado não é nada, enquanto amar é tudo. O dinheiro não era nada, o poder não era nada. Vi tanta gente que tinha dinheiro e poder, e mesmo assim era infeliz. A beleza não era nada. Vi homens e mulheres belos, infelizes, apesar de sua beleza. Também a saúde não contava tanto assim. Cada um tem a saúde que sente. Havia doentes cheios de vontade de viver e havia sadios que definhavam angustiados pelo medo de sofrer. A felicidade é amor, só isto. Feliz é quem sabe amar. Feliz é quem pode amar muito. Mas amar e desejar não é a mesma coisa. O amor é o desejo que atingiu a sabedoria. O amor não quer possuir. O amor quer somente amar."


Saturday, November 19, 2022

Intimidades reflexivas - 1504

 É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada." - William Shakespeare (1564-1616)

Friday, November 18, 2022

É fácil julgar pelas aparências!!!

É FÁCIL JULGAR PELAS APARÊNCIAS!!!

Uma mulher, usando um vestido de algodão barato, e seu esposo, vestindo um humilde terno, desceram do trem em Boston e caminharam timidamente até o escritório do Reitor da Universidade de Harvard e falaram com a secretária dele, mesmo sem ter uma reunião agendada.
A secretária adivinhou, no mesmo instante, que esses camponeses vindos das florestas não tinham nada a fazer em Harvard.
- Gostaríamos de ver o Reitor, disse suavemente o homem.
- Ele está ocupado, respondeu a secretária.
- Vamos esperá-lo, replicou a mulher.
Durante horas a secretária os ignorou, esperando que o casal finalmente ficaria desanimado e iria embora.
Eles não o fizeram, e como a secretária viu aumentar sua frustração, finalmente decidiu interromper o Reitor, mesmo sendo uma tarefa que ela sempre evitava.
- Talvez se o senhor conversa com eles por alguns minutos eles decidem ir embora, disse a secretária ao Reitor.
Ele fez uma careta e concordou em falar-lhes.
Alguém tão importante quanto ele, obviamente não tinha tempo para atender pessoas com vestidos e ternos baratos.
No entanto, o Reitor com a cara carrancuda e empolada, dirigiu-se com passo arrogante até o casal.
A senhora lhe disse:
- Um filho nosso cursou Harvard somente por um ano. Ele amava Harvard. Ele era feliz aqui.
Mas, um ano atrás ele morreu em um acidente.
Meu esposo e eu desejaríamos erigir alguma coisa, em algum lugar do campus, em memória do nosso filho.
O reitor não se interessou.
- Senhora, disse de forma áspera, não podemos colocar uma estátua para cada aluno que cursou Harvard e tiver falecido.
Se assim o fizermos, este lugar iria parecer um cemitério.
- Oh não, explicou a senhora rapidamente.
Não desejamos levantar uma estátua. Pensamos em doar um edifício para Harvard!
O Reitor revirou os olhos. Olhou com desdém para o vestido e o terno barato do casal e então falou:
Um edifício!! Vocês tem alguma ideia de quanto custa um edifício?
Gastamos mais de sete milhões e meio de dólares nos prédios aqui em Harvard! A senhora ficou em silêncio por alguns instantes.
O Reitor ficou feliz. Pensou que tal vez agora poderia se livrar desses dois.
A senhora olhou para seu esposo e disse suavemente: tão pouco custa fundar uma universidade? Por que não fundamos a nossa própria universidade?
Seu esposo concordou. O rosto do Reitor ficou fechado, confuso e desconcertado.
O Sr. Leland Stanford e sua esposa se levantaram e foram embora viajar para Palo Alto, California, onde estabeleceram a universidade que leva seu nome, a Universidade Stanford, em memória de seu filho, pelo qual Harvard não se interessou.
A universidade 'Leland Stanford Junior' foi inaugurada em 1891, em Palo Alto. 'Junior' porque ser em homenagem ao falecido filho do rico senhor latifundiário.
Esse foi seu 'memorial'. Hoje a universidade Stanford é a quarta melhor do mundo, e algumas vezes tem sido a segunda ou a número um do mundo, superando Harvard.
É FÁCIL EQUIVOCAR-SE AO JULGAR PELAS APARÊNCIAS!!

Thursday, November 17, 2022

Intimidades reflexivas - 1503

"Que o amor, de olhos vendados, encontre o caminho para a sua vontade." - William Shakespeare (1564-1616)

Wednesday, November 16, 2022

No centenário de José Saramago

Passam hoje cem anos sobre o nascimento de José Saramago. Um homem desassombrado, inquieto, por vezes, incompreendido. "Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória" dizia Saramago. E é essa memória que aqui quero trazer. Se é importante o ser Prémio Nobel da Literatura, mais importante é o homem que o habita. E é esse homem que aqui quero homenagear. O homem que interpelava o mundo, que o interrogava, o tentava compreender. Deixou-nos obra vasta e de qualidade. Mas se é importante homenageá-lo, mais importante é lê-lo. Porque quando o lemos também o estamos a homenagear. Essa será, seguramente, a melhor homenagem que Saramago gostaria que lhe fizéssemos. Neste dia de centenário à que lembrá-lo, recordá-lo e lê-lo. Parabéns, José Saramago!

Tuesday, November 15, 2022

'O Livro do Clima' - Greta Thunberg

Organizado pela jovem ativista climática Greta Thunberg, O Livro do Clima é uma bíblia do ambientalismo e um manual para salvar (literalmente) o planeta. Ainda é possível reverter esta situação. Mas temos de ser todos e tem de ser agora. Os discursos de Greta Thunberg abalam o mundo. Com 'O livro do clima', ela criou uma ferramenta imprescindível para todos os que querem ajudar a salvá-lo. Esta é a história mais importante do mundo, que tem de ser contada aos quatro ventos, que tem de ser ouvida tão longe quanto as nossas... Um livro surpreendente e que recomendo vivamente. Um livro recheado de textos, imagens e gráficos. Um livro para ser a nossa Bíblia ambiental. Um livro obrigatório. A edição é da Penguin Random House.

Monday, November 14, 2022

Intimidades reflexivas - 1502

"Se a graça é remédio divino para o pecado original e se o remédio apazigua a crise epiléptica, a arte é o mais eficaz de todos os remédios humanos. O melhor deles." - Silviano Santiago

Sunday, November 13, 2022

Seria um século de vida

Se ainda andasse entre nós o meu Pai faria hoje 100 anos. Seria um século de existência, com muitas peripécias para contar, muitos altos e baixos, muito mundo percorrido. O meu Pai foi um andarilho que correu mundo, algo que herdei dele. Um homem simples que foi crescendo com a experiência da vida, com o muito que aprendeu fruto do muito que foi conhecendo. Faria hoje 100 anos, um século que seria preenchido de tudo aquilo que a vida nos proporciona e que nem sempre retemos. Há muito que partiu. Ainda não era velho. Mas dele ficou a memória, na minha memória também se entranhou, daí o homenagear neste momento. Lá onde estiveres que estejas em paz!

Saturday, November 12, 2022

Intimidades reflexivas - 1501

"Todos os conflitos são baseados na dissimulação." - Sun Tzu (544 a.C.-496 a.C.)

Friday, November 11, 2022

"A Mulher do Dragão Vermelho" - José Rodrigues dos Santos

Será a China mais perigosa do que a Rússia? Madina nascera no Turquestão Ocidental, estudara chinês, lera Marx, Engels e o Manifesto Comunista, pertencia ao Partido Comunista Chinês e exaltava, sempre com entusiasmo, o grande líder, no entanto não sabe ao certo porque está presa e todas as noites confessa crimes que não cometeu. Tomás de Noronha recebe uma mensagem da mulher a pedir ajuda: acabara de ser raptada juntamente com uma mulher misteriosa de lenço preto na cabeça que se autointitula Dragão Vermelho. O historiador ruma à India decidido a resgatar a sua Maria Flor e percebe que esta foi apanhada numa história demasiado perigosa. Graças a Charlie Chang, um operacional da CIA, destacado para encontrar a Dragão Vermelho, Tomás de Noronha é confrontado com uma realidade que não sabia existir. Descobre a ambiciosa e perigosa estratégia da Nova Rota da Seda, os mecanismos de vigilância e repressão que existem no país e a máxima do Partido: «wai yuan nei fang», ou seja, dissimulação. José Rodrigues dos Santos, o autor mais lido em Portugal, traz-nos um romance atual, empolgante e com um ritmo frenético que nos alerta para os perigos e contradições do mundo onde vivemos. Quanto ao autor, José Rodrigues dos Santos nasceu em 1964 em Moçambique. Doutorado em Ciências da Comunicação, é jornalista da RTP. Trabalhou na Rádio Macau e na BBC e foi colaborador permanente da CNN. Como romancista venceu o Prémio Bertrand de Ficção, o Prémio do Clube Literário do Porto, o Prémio do Portal da Literatura e o Prix Littéraire de la Lusophonie. Este é o seu vigésimo-quarto romance. A edição é da Planeta.

Thursday, November 10, 2022

Intimidades reflexivas - 1500

"A cidade em que vivemos é a cidade que mais se ignora." - Agustina Bessa Luís (1922-2019)  in 'O Manto'.

Wednesday, November 09, 2022

Foram cedo demais...

Foram muito cedo... Ou foram-se simplesmente... Quando olhamos para o Céu gostamos de pensar que olham por nós. Lembrando deles muitas vezes... De manhã, à tarde ou à noite... Quando olhamos para as estrelas... Numa data, uma música, um cheiro... Em memória daqueles que nos deixaram, copie esta mensagem e põe no teu mural, se sentes falta de alguém que hoje te olha do Céu...

Tuesday, November 08, 2022

Novas do velho Repinhas

Fui surpreendido ontem pela manhã por duas fotos que a minha querida Amiga Margarida Ferreira me enviou. Aqui publico uma delas. Trata-se dum velho amigo e conhecido meu o Repinhas. Para quem não sabe, o Repinhas pertenceu a uma matilha sediada em Rio Tinto que alimentei durante dezassete anos. O último elemento dessa matilha era o Repinhas. Por ele lutei, por ele fiz apelos, por ele muitas vezes chorei. Mas o Repinhas lá continuava e a saída para ele ter um final de vida mais digno parecia não ser facilmente almejado. Em determinada altura houve alguém que ameaçou com o canil, instituição que já o tinha tentado apanhar sem sucesso. Fiquei preocupado e fiz um derradeiro apelo, muito emotivo, na tentativa de salvar o Repinhas, caso contrário, acabaria no canil e como cão de ninguém seria logo abatido. Esta minha Amiga viu o meu apelo e contactou-me dizendo que tinha uma solução para ele. Assim aconteceu. Ele foi resgatado por um outro amigo que também o ajudava e que o levou até Bragança, terra donde é natural a Margarida. Depois de ser castrado ele foi encaminhado para Macedo de Cavaleiros, onde uma amiga da Margarida, o acolheu. Foi a Cris Pinto que ficou com ele, e onde ele ainda hoje se mantém. Já muito velhinho, o Repinhas lá continua a (sobre)viver apesar da sua já muita idade. Nunca mais estive com ele desde que foi para Bragança e sempre que estas fotos me chegam são para mim uma verdadeira epifania. Hoje estou de coração cheio porque me cruzei, embora em fotografia, com o meu querido Repinhas. Desejo-lhe mais uns bons anos de vida apesar da sua idade. Sei que está bem e que quando o seu fim chegar eu e ele ficarmos com aquele sentimento de que ainda foi a tempo dum final de vida digno. Agradeço mais uma vez à Margarida a ajuda que na altura me deu para resolver este caso que se me afigurava insolúvel, mas também quero agradecer à Cris Pinto por o ter acolhido e integrá-lo nos muitos cães que possui. O Repinhas merece tudo isso pelo muito que sofreu e de que eu fui testemunha. Os seus familiares, avós, pais, irmãs e irmãs, não tiveram tanta sorte. São momentos destes que ainda me fazem acreditar no ser humano enquanto tal, ou pelo menos em alguns deles.

Monday, November 07, 2022

Intimidades reflexivas - 1499

"Uma das coisas mais preciosas da nossa trajectória espiritual é a certeza de que vamos sempre a tempo de recomeçar. Felizes aqueles que arriscam a audácia de viver assim." - José Tolentino Mendonça

Sunday, November 06, 2022

Há pessoas que moram num ciclo vicioso...

Há pessoas que moram num ciclo vicioso...

- querem ser amados, mas não querem amar...
- acham que ter alguém, é só para passar o tempo e até mesmo criticar...
- procura só quando convém, ou quando a outra parte está feliz... não querem se responsabilizar por alguns danos causados ... quando se trata de ilusão....
- querem participar das festas com a intenção de somente se divertirem...
- mas a confusão que deixou na vida da outra, não tem disponibilidade para tentar ajudar a organizar!!!

Saturday, November 05, 2022

Fazer o bem sem olhar a quem

"Não procures Deus nas igrejas. Procura-o no olhar de um animal faminto, que te pede para lhe dares um pouco de comida. Procura debaixo dos viadutos, onde há sempre crianças e adultos abandonados, implorando por ajuda. Nos bancos de jardim, onde os deficientes, esquecidos pelas suas famílias, andam ou rastejam vivendo um dia de cada vez. Aí está Deus!! Esperando que mostres verdadeiramente que o amas e queres cumprir o que Ele nos pediu. Fazer o Bem Sem Olhar a Quem."

João Manuel

Friday, November 04, 2022

Perdoei tantas vezes...

Perdoei tantas vezes, até derrubarem-me por completo. Perdoei ainda mais uma vez, e percebi: - quem precisava aprender a lição era eu, mantendo-me a distância, - para não precisar perdoá-los nunca mais.

Thursday, November 03, 2022

Nem todas as mãos batem...

Gosto de tocar... Gosto de acariciar... Fazer festinhas... Mostrar através do toque que não quero mais do que dar carinho... Quando isso me é negado fico triste... Não há nada mais triste que ver um animal tremer ao ver uma mão... A afastar-se quando nos vê a aproximar a mão do seu rosto... Não é justo... É com o meu toque que consolo o meu cão... Que brinco com ele... Que brincamos com eles... Acariciamos e mostramos que connosco estão bem... Protegidos... Quando eles temem a forma mais eficaz que temos para demonstrar que gostamos deles é sinal que temos um longo caminho... Porque alguém usou esse poder para o mal. Trocou a carícia pela palmada... Trocou o abraço pelo murro... E mostrou-lhes que as mãos são sinal de dor e de violência... Por vezes só apenas consigo tocar-lhes no final da sessão... Às vezes nem consigo... Outros levarão meses a poder provar aos seus animais que não lhe farão mal... Porque o mal que uns levaram segundos a semear outros levarão anos até lhes arrancar esse medo... Porque nem todas as mãos servem para bater.

Wednesday, November 02, 2022

Dia de Fiéis defuntos

Hoje sim, é o dia de celebrar aqueles que já partiram para um outro plano astral. É o Dia de Fiéis Defuntos ou o Dia de Finados como também é conhecido. Normalmente neste dia visito os meus maiores que já por cá não andam. Sempre me senti em paz com o silêncio destes locais. A paz que lá se respira. Nos nossos dias já não é tanto assim, porque os ruídos do mundo invadem tudo e as pessoas têm medo do silêncio, aquele silêncio que apela à espiritualidade, ao que de mais íntimo temos dentro de nós. Mas como pertenço a outra geração onde esses valores estavam mais presentes, ainda os conservo, ainda os cultivo, porque afinal são parte de mim. Gostemos ou não esse será o local que nos espera mais cedo ou mais tarde, o derradeiro, o fim de tudo ou o princípio de algo novo e diferente. 

Tuesday, November 01, 2022

Dia de Todos-os-Santos

Celebra-se hoje o Dia de Todos-os-Santos dentro da tradição cristã. Por ser feriado, ele é confundido com o dia de Fiéis Defuntos que se celebra amanhã. Mas é neste dia que a maioria das pessoas ruma aos cemitérios para embelezar as sepulturas e homenagear os seus entes queridos que já partiram. Esta é uma daquelas tradições que marcam profundamente a nossa cultura judaico-cristã e animam o comércio que se aproveita destas festividades para compor o seu negócio. (Tudo num ritual anual que, para muitos, é o dia de estarem junto dos seus maiores já falecidos, esquecendo-os durante o resto do ano). Mas isso são contas de um outro rosário de que falarei um dia destes. E se forem hoje visitar os vossos familiares aos cemitérios do meu país, não deixem de por lá passar amanhã, - caso possam -, porque será amanhã o dia de verdadeiramente os celebrar.