Turma Formadores Certform 66

Tuesday, January 31, 2023

"O Livro do Clima" - Greta Thunberg

Os discursos de Greta Thunberg abalam o mundo. Com O livro do clima, ela criou uma ferramenta imprescindível para todos os que querem ajudar a salvá-lo. Esta é a história mais importante do mundo, que tem de ser contada aos quatro ventos, que tem de ser ouvida tão longe quanto as nossas vozes alcançarem. Chegou o momento de contarmos esta história e, quem sabe, de mudarmos a forma como termina. Parece uma tarefa impossível assegurar um futuro viável para a vida na Terra, numa escala e velocidade nunca antes vistas, contra forças tão vastas e poderosas – não apenas magnatas do petróleo e governos, mas as próprias alterações climáticas. As probabilidades não estão a nosso favor e estamos a ficar sem tempo. Mas não tem de ser assim. Por todo o mundo, geofísicos e matemáticos, oceanógrafos e meteorologistas, engenheiros, economistas, psicólogos e filósofos aplicam os seus conhecimentos para desenvolver um entendimento profundo da crise que enfrentamos. Em parceria com mais de uma centena de especialistas, Greta Thunberg criou O livro do clima, para nos equipar, a todos, com estes conhecimentos. Em estreita colaboração com todos eles, Greta partilha a sua história de aprendizagem, denunciando a «lavagem verde» (greenwashing) com que somos manipulados e revelando a que ponto a Humanidade tem sido mantida na ignorância. Segundo Greta, aqui reside um dos nossos maiores problemas, mas também a nossa maior fonte de esperança. Quando nos são apresentados todos os factos, temos a capacidade de agir. Se uma greve iniciada por uma criança consegue provocar um protesto a nível global, o que conseguiremos, se tentarmos, a nível global? O livro do clima demonstra como é de todos quantos estão vivos hoje a responsabilidade pelo momento mais decisivo da História da Humanidade e defende que, juntos, podemos o (aparentemente) impossível. Mas teremos de ser nós e terá de ser agora. Greta Thunberg, ativista ambiental que tem estado na ribalta desde 2018, nasceu a 3 de Janeiro de 2003 em Estocolmo, Suécia. Curiosamente, ela é descendente de Svante Arrhenius, que ganhou o Prémio Nobel da Química em 1903. Foi um dos primeiros a apresentar uma teoria sobre o aquecimento global e o efeito de estufa no início do século XX através da lei de Arrhenius. Em 2019, Greta Thunberg foi eleita a Pessoa do Ano pela revista Times. Nesse ano, ela também se tornou nas 100 mulheres mais influentes da Forbes no mundo. 

Monday, January 30, 2023

"O Colibri" - Sandro Veronesi

«Quando as paixões humanas colidem com as forças para além do controlo humano.» Marco Carrera é um oftalmologista com uma vida boa e organizada - até que lhe entra pelo consultório um desconhecido, que sabe tudo sobre o seu passado e o avisa de que corre perigo. Além disso, diz-lhe que a sua mulher está a ter um caso extraconjugal e vai ter um filho que não é dele. Estas revelações desencadeiam um longo fluxo de recordações: da infância e juventude, da família, da primeira mulher na vida dele, de um certo amigo, da irmã mais velha que morreu afogada. A narrativa constrói-se de forma empolgante e original, avançando e retrocedendo entre várias décadas dos séculos XX e XXI. E, em lugar da sequência habitual nas sagas familiares - «trauma, dor, recuperação» - tudo aqui parece acontecer ao mesmo tempo. E está sempre a acontecer. Sobre o autor, Sandro Veronesi nasceu em Florença em 1959. Considerado um dos mais importantes romancistas italianos dos últimos trinta anos, é um de apenas dois autores que ganharam duas vezes o Prémio Strega. É autor de duas dezenas de romances, contos, poemas e peças jornalísticas. O seu romance Caos Calmo, também distinguido com o prémio Strega, foi adaptado ao cinema com Nanni Moretti, como ator, e nomeado para o Urso de Ouro do Festival de Berlim em 2008. O Colibri também terá em breve uma adaptação ao cinema. A edição é da Quetzal.

Sunday, January 29, 2023

Mestres do Renascimento

Ontem indiquei um livro que associava estes dois artistas e da rivalidade que havia entre eles. Hoje trago-vos dois livros. O primeiro sobre Michelangelo que aborda a sua obra como pintor, escultor e arquiteto. A edição é da Tachen com a qualidade que todos conhecemos. É um livro um pouco caro mas vale bem a pena para os amantes de arte. Tem um senão que é o de ser escrito em inglês, o que por si só, pode ser limitativo para algumas pessoas. O outro é do seu rival Leonardo Da Vinci com o título 'O Voo da Mente'. É uma biografia do grande mestre do Renascimento. Este já em português e de preço bem mais acessível. A edição é da Bertrand. Dois grandes livros, duas grandes propostas para os amantes de arte. Este dois livros merecem uma grande atenção.

Saturday, January 28, 2023

Intimidades reflexivas - 1531

"Estamos todos na sarjeta, mas alguns de nós olham para as estrelas..." - Oscar Wilde (1854-1900)

Friday, January 27, 2023

78 anos após a libertação de Auschwitz-Birkenau

Passam hoje 78 anos após a chegada das tropas soviéticas (hoje russas) ao campo de concentração de Auschwitz- Birkenau. Depois da maior escuridão que a Humanidade conheceu nos tempos modernos, o raiar dum novo dia, com mais esperança estava prestes a surgir. Ainda hoje nos chocam as imagens de horror do que se passou nesse campo, que era apenas um dos mais de 13 mil que os nazis tinham ao serviço da sua máquina de morte. Apesar do muito que passaram ainda existem alguns sobreviventes desse campo de morte. Um deles impressionou-me quando o vi na televisão a dizer que "não sabíamos do que se passava. Apenas exista um fumo que penetrava em tudo com o cheiro horrível a carne queimada". Como é que isto foi possível? Como é que o mundo deixou que isto acontece só vindo a intervir quando - como é costume - vêm os seus interesses postos em jogo, ou têm algum plano obscuro de hegemonia. "Arbeit macht frei" (O trabalho também liberta) era o lema desse horrendo campo de morte. (E quantos outros não existirão por esse mundo fora sem que o saibamos, sem publicidade, porque esta pode por em causa outros desígnios). Auschwitz foi um símbolo. Um símbolo de tudo aquilo que o ser dito humano é capaz de fazer ao seu semelhante. 77 anos passaram. A memória essa fica para sempre. Porque não se pode esquecer o que lá se passou. Para que não mais se volte a repetir. Se não visitaram este campo de morte, - hoje transformado em visita turística -, e se tiverem possibilidade de o fazer, não deixem de passar por lá. Para além, dos jardins mais ou menos tratado e das árvores silenciosas, lembrem-se que não à muitos anos a bestialidade humana andou por ali. Façam silêncio e orem por todos os que encontraram a tortura, o trauma para a vida, a violação, a morte. Que nunca mais imagens dessas passem pelo nosso imaginário mais profundo. Já agora aproveito para vos indicar o grande livro duma grande mulher, - ela também prisioneira em Auschwitz -, de nome Simone Veil, que chegou a ser presidente do Parlamento Europeu. O livro chama-se 'Madrugada em Birkenau" e merece uma leitura muito atenta.

Thursday, January 26, 2023

Valores distorcidos

O mundo anda com os valores tão distorcidos, que quando a gente encontra alguém que nos trata com gentileza e respeito, achamos o máximo, quando na verdade isso é só o mínimo que todos nós merecemos.

Wednesday, January 25, 2023

'Olá' ou 'até sempre'!

Bom dia a todos. Depois duma punição que os novos inquisidores do século XXI acharam por bem impor-me aqui estou de novo. Não sei se é um regresso se apenas um olá efémero e inconsequente. Confesso que privar com a mediocridade não me motiva por aí além. (E não pensem que estou a ser arrogante). Sou demasiado insubmisso e irrequieto para me ficar quedo face a uma tremenda injustiça. Como disse na altura que fui afastado da vossa convivência, não se pode confundir sensualidade com pornografia, como também não se pode confundir arte e cultura com mediocridade e boçalidade. (Se assim fosse nunca teríamos conhecido Da Vinci, Raphael, Michelangelo, Dante, Petrarca e tantos outros filhos da renascença italiana). Que as redes sociais atuem face ao uso indevido de alguns - como por exemplo, utilizá-las para promover invasões de instituições públicas em vários países, como ter o controle sobre quem difunde ódio e violência seja por que forma for - com certeza que estou de acordo a que haja algum controle. Mas será que assim é? Basta ver acontecimentos recentes ou navegar por algumas páginas para sabermos que não. Contudo, os ferozes censores sempre atentos e vigilantes (só para alguns) restringem uma página que há muitos anos está no ar apenas porque difunde cultura, arte e promove a feroz defesa dos animais! Muita confusão anda por aí sem dúvida. Por isso, e porque não me sinto confortável a coabitar no meio de alguma mediocridade que vejo a rodear-me - venha ela de onde vier e sob que forma for - ainda não decidi se vou voltar a este espaço cada vez mais fétido, apodrecido, onde campeia toda a forma de baixeza. Talvez sim, ou talvez não. Por agora, apenas quero deixar aqui os votos de um Feliz Ano Novo a todos os que me seguem e que ainda não tinha tido oportunidade para fazer. Isso sim é importante, o resto não passa de espuma dos dias que se esvai por uma qualquer sarjeta. É com este sentimento de injustiçado que aqui me apresento de novo. Agradeço a todos (poucos) que nunca me abandonaram e sempre me apoiaram pelos mais variados meios. Afinal nem sempre estamos sozinhos e, como diz o jargão popular, mais vale poucos em quem podemos confiar do que muitos que não passam de meros figurantes. Agora é tempo de finalizar porque a prosa já vai longa. Aqui vos deixo o meu bom dia ou o meu até sempre. Sentimentos que ainda andam envoltos numa certa neblina na minha mente. Obrigado a todos.

Tuesday, January 24, 2023

Intimidades reflexivas - 1530

"O que a literatura faz é o mesmo que acender um fósforo no campo no meio da noite. Um fósforo não ilumina nada, mas permite ver quanta escuridão existe ao redor." - William Faulkner (1897-1962)

Monday, January 23, 2023

Intimidades reflexivas - 1529

"A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver." - José Saramago (1922-2010)

Sunday, January 22, 2023

33 anos de memória

Passam hoje 33 anos sobre o falecimento da minha avó materna e madrinha Margarida. Foi a minha mentora a quem eu devo muito da minha educação. Mulher forte e determinada era o meu pilar e a minha força. Pessoa de grande fé sempre acreditou que tudo era possível alcançar com trabalho, dedicação e empenho. Guardo dela essa determinação como motor inspirador da minha vida. Já muitos anos passaram mas a memória ficará sempre até a minha vida se extinguir na ampulheta do tempo. Recordo-a neste dia com muita saudade. Que estejas em paz, avó Margarida!

Ano Novo Chinês - O Ano do Coelho

O novo ano chinês começa a 22 de janeiro de 2023, porque é sempre celebrado na noite da Lua Nova mais próxima do dia em que o Sol atravessa o grau 15 do signo Aquário. De acordo com o Horóscopo Chinês, cada ano tem a influência especial de um dos doze animais que, conta a lenda, acorreram à chamada de Buda e, como recompensa, passaram a fazer parte do Zodíaco. 2023 será o Ano do Coelho de Água - para além do signo governante, cada ano tem ainda a energia especial de um Elemento, que lhe acrescenta traços específicos. 

Saturday, January 21, 2023

"Leonardo e Miguel Ângelo - Dois Génios Rivais" - Stephanie Storey

Um romance extraordinário sobre a rivalidade entre dois artistas geniais, que resultou na criação de Mona Lisa e David. No início do século XVI, Miguel Ângelo Buonarroti e Leonardo da Vinci viviam e  trabalhavam em Florença. Quando se conheceram, Leonardo era um homem bem-parecido de 50 anos que se encontrava no auge da fama, enquanto Miguel Ângelo era um desmazelado escultor de 26 anos, desesperado por deixar o seu nome na História. A rivalidade entre ambos tem início quando, em 1501, Miguel Ângelo consegue que lhe seja atribuída a si, e não ao grande mestre Leonardo, a encomenda para esculpir aquela que viria a ser a escultura mais famosa de todos os tempos: David. Após perder tão ansiada obra, a vida de Leonardo começa a desmoronar-se. É então que conhece uma mulher por quem fica encantado e cujo retrato aceita pintar. O seu nome é Lisa, e tornar-se-á a sua musa. Leonardo despreza a falta de sofisticação de Miguel Ângelo mas, ao mesmo tempo, admira-o. Por seu lado, este rejeita a genialidade de Leonardo tanto quanto a venera. Ambos tentam superar-se criando extraordinárias obras-primas. Ambos desejam a glória, mas qual será considerado o maior artista do seu tempo? Sobre a autora, Stephanie Storey, norte-americana, é escritora e uma apaixonada por arte. Licenciou-se em Belas Artes e frequentou um doutoramento em História da Arte, que suspendeu para fazer um mestrado em Escrita Criativa. Estudou Arte em Itália e fez uma peregrinação com o objetivo de ver todos os trabalhos de Miguel Ângelo expostos na Europa. A edição é da editora TopSeller.

Friday, January 20, 2023

Crise na Educação?

Temos assistido a um verdadeiro conflito em torno da Educação e dos seus agentes. Não negando a justeza dos professores e demais agentes de ensino, tudo isto me parece uma grande orquestração. Há uns tempos atrás víamos o mesmo cortejo de reclamações liderado por um sindicato afeto ao PCP. Nessa altura até se dizia que o líder desse sindicato estaria a caminho da liderança do partido. Era preciso mostrar serviço, ouvia-se dizer por aí. Não sei se era assim ou não, mas quando se começou a desenhar a nova liderança do PCP esse sindicato eclipsou-se. Os problemas e os confrontos acabaram como que por milagre. Parece que afinal as coisas não estavam tão mal assim. Com o aparente desaparecimento desse sindicato, o espaço ficou vazio e alguém o iria preencher. E assim apareceu um nova frente, sindicato ou não é apenas uma questão de pormenor, liderado por uma pessoa próxima da extrema esquerda, no caso concreto o BE. Pela primeira vez o protagonismo desta aparente crise na Educação é liderada por alguém não PCP. Tudo isto leva a pensar que a tal situação da Educação é mais profunda do que parece. Não nego a justeza das reivindicações dos professores e restantes agentes do ensino, mas acho que estes ainda não perceberam que estão a ser seriamente instrumentalizados. Ou se perceberam não estão nada preocupados desde que colham o que sobrar da mesa as negociações nem que sejam migalhas. No fundo não ganharão tanto quanto pensam porque a luta está a travar-se num outro plano. No fundo, se alguns podem ganhar não serão certamente os verdadeiros agentes da Educação e no final haverá seguramente um enorme grupo que perde que são os alunos. Espero não estar enganado mas os sinais que vejo são demasiado fortes para se pensar de modo diverso. Vamos esperar para ver.

Thursday, January 19, 2023

No centenário de Eugénio de Andrade (1923-2023)

Passam hoje cem anos sobre o nascimento de um dos grande poetas da língua portuguesa, refiro-me a José Fontinhas, mais conhecido pelo pseudónimo de Eugénio de Andrade. Embora seja conhecido como poeta, Eugénio de Andrade também se passeou pela prosa como foi o caso de 'Os afluentes do silêncio', 'Rosto precário' ou 'À sombra da memória'. Mas é de facto na poesia que deixou a sua maior marca literária. Comecei a ler Eugénio de Andrade ainda jovem por influência dum grande professor de português que tive e que gostava muito do poeta. Depois já mais tarde e com outro nível de conhecimentos, aprofundei a sua obra muito ligada à temática do amor. Dele guardo aquele ritmo pausado e sereno que a sua poesia encerra que nos faz mergulhar numa outra dimensão mesmo que disso não tenhamos a real consciência. Eugénio de Andrade é um dos grandes poetas que se posicionam na minha biblioteca junto de outros grandes nomes portugueses e estrangeiros. Neste dia em que se comemora o seu aniversário queria deixar-vos este belo poema, um de entre tantos outros, como forma de homenagem ao poeta e de incentivo a outros potenciais leitores da sua obra.


As palavras que te envio são interditas (2000)

As palavras que te envio são interditas até, meu amor, pelo halo das searas; se alguma regressasse, nem já reconhecia o teu nome nas suas curvas claras. Dói-me esta água, este ar que se respira, dói-me esta solidão de pedra escura, estas mãos nocturnas onde aperto os meus dias quebrados na cintura. E a noite cresce apaixonadamente. Nas suas margens nuas, desoladas, cada homem tem apenas para dar um horizonte de cidades bombardeadas.
Eugénio de Andrade


Wednesday, January 18, 2023

Intimidades reflexivas - 1528

"Ouça mil vezes, fale uma só." - Provérbio árabe


Tuesday, January 17, 2023

Intimidades reflexivas - 1527

"A palavra é prata, o silêncio é ouro." - Provérbio árabe

Monday, January 16, 2023

Intimidades reflexivas - 1526

"Cada vez gosto mais de ser português e cada vez tenho mais orgulho no meu país. É-me insuportável ouvir dizer “somos um país pequeno e periférico”. Para mim Portugal é central e muito grande." - António Lobo Antunes

Sunday, January 15, 2023

Intimidades reflexivas - 1525

"Para que as luzes do outro sejam percebidas por mim devo por bem apagar as minhas, no sentido de me tornar disponível para o outro." - Mia Couto

Saturday, January 14, 2023

Intimidades reflexivas - 1524

"Eis o meu segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." - Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944)

Friday, January 13, 2023

Intimidades reflexivas - 1523

"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância." - Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) citado em Diógenes Laérico, Vidas dos Filósofos.

Thursday, January 12, 2023

"Coral" - The Gift

CORAL é o novo disco dos The Gift, que conta com uma versão física apresentada numa edição premium limitada, em formato livro de capa dura, que se faz acompanhar por uma seleção de textos pessoais de cada um dos elementos do grupo e de alguns colaboradores do disco. O 10.º álbum de estúdio dos The Gift conta com um conceito único na carreira da banda de Alcobaça. CORAL tem um coro clássico de 48 elementos gravado em Viena de Áustria, a voz inconfundível de Sónia Tavares e uma eletrónica ora crua e intensa, ora subtil. Desta vez não se fazem ouvir as habituais guitarras, baterias e baixos. É um registo fora do universo estético habitual do grupo, com composição e produção de Nuno Gonçalves e Sónia Tavares. Um trabalho suado e longo, elaborado no meio de uma pandemia e de uma guerra, que viu por muitas vezes o processo criativo voltar atrás. São muitas as colaborações presentes, desde a composição dos arranjos corais, à produção eletrónica. Para a realização deste disco foram necessárias várias sessões de gravação de coros, bem como para a produção eletrónica. Para a realização deste disco foram necessárias várias sessões de gravação de coros, bem como para a produção eletrónica. Um processo passado ao longo do último ano e meio e bastante detalhista que envolveu nomes como os espanhóis Bernat Vivancos (compositor), Bronquio (músico e produtor), Ed is Dead (produtor de eletrónica) o polaco Bogdan Raczynski (produtor de eletrónica, conhecido por trabalhar com Bjork), Michal Juraszek (maestro), Pedro Marques (arranjador) ou os Pauliteiros de Miranda (percussão). Entre muitos outros nomes que integram o coro clássico presente em todas as faixas, destaca-se ainda a colaboração de três das vozes fundadoras do grupo Gaiteiros de Lisboa (José Manuel David, Carlos Guerreiro, Rui Vaz). As misturas de CORAL foram feitas pelo espanhol Alex Ferrer e Nuno Gonçalves, tendo o master sido feito pelo inglês John Davies. É talvez o disco mais português de The Gift, pelas colaborações artísticas, pelas nove canções com letras em português, também pela versão do "Adágio" de Albinoni com uma letra maravilhosa de José Carlos Ary dos Santos, apesar de ter como todos os discos anteriores duas canções em inglês - "Cancun" e "The Girl Next Door". Para mim o melhor disco editado em Portugal por uma banda portuguesa em 2022.

Wednesday, January 11, 2023

Intimidades reflexivas - 1522

"Nós temos hoje gente com dinheiro. Isso em si mesmo não é mau. Mas esses endinheirados não são ricos. Ser rico é outra coisa. Ser rico é produzir emprego. Ser rico é produzir riqueza. Os nossos novos-ricos são quase sempre predadores, vivem da venda e revenda de recursos nacionais." - Mia Couto

Tuesday, January 10, 2023

Intimidades reflexivas - 1521

"Ele arrancou-me à minha geração. Mas não pertenço à geração dele. Não me sinto em tempo algum. Ele é o anjo que faz reviver o passado, confere eternidade." - Anne Ernaux in 'Os Anos'.

Monday, January 09, 2023

Intimidades reflexivas - 1520

"Age de modo a que a tua ação se possa tornar uma lei universal." - Immanuel Kant (1724-1804)

Sunday, January 08, 2023

Intimidades reflexivas - 1519

"Há três coisas que jamais voltam: a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida." - Provérbio chinês

Saturday, January 07, 2023

"Os Anos" - Annie Ernaux

Estendendo-se por um período que vai de 1941 a 2006, em 'Os Anos' conta-se uma história que é simultaneamente coletiva e pessoal, transversal e intimista, de sessenta anos da vida de um país e da vida de uma mulher. Através de pequenos fragmentos narrativos, por meio da relação entre fotografias, canções, filmes, objetos ou eventos da história recente, mais do que uma desconcertante autobiografia, Annie Ernaux constrói uma recordação de um «nós», num relato sobre o que fica quando o tempo passa: «Tudo se apagará num segundo [...] Nem eu nem mim. A língua continuará a pôr o mundo em palavras. Nas conversas à volta de uma mesa em dia de festa seremos apenas um nome, cada vez mais sem rosto, até desaparecermos na multidão anónima de uma geração distante.» Galardoado com diversas distinções, entre as quais o Prémio Marguerite Duras 2008, em França, o Prémio Strega 2016, em Itália, e a seleção para o Prémio Man Booker Internacional de 2019, este livro confirmou Annie Ernaux como uma das mais importantes vozes da literatura francesa deste século. Sobre a autora, Annie Ernaux nasceu em Lillebonne, na Normandia, em 1940, e estudou nas universidades de Rouen e de Bordéus, sendo formada em Letras Modernas. É atualmente uma das vozes mais importantes da literatura francesa, destacando-se por uma escrita onde se fundem a autobiografia e a sociologia, a memória e a história dos eventos recentes. Galardoada com o Prémio de Língua Francesa (2008), o Prémio Marguerite Yourcenar (2017), o Prémio Formentor de las Letras (2019) e o Prémio Prince Pierre do Mónaco (2021) pelo conjunto da sua obra, destacam-se os seus livros Um Lugar ao Sol (1984), vencedor do Prémio Renaudot, e Os Anos (2008), vencedor do Prémio Marguerite Duras e finalista do Prémio Man Booker Internacional. Em 2022, Annie Ernaux foi distinguida com o Prémio Nobel de Literatura de 2022. A edição é da editora Livros do Brasil.

Friday, January 06, 2023

Feliz Dia de Reis

Celebra-se hoje o Dia de Reis e com ele se encerra o ciclo natalício. Depois das oferendas que os Reis Magos fizeram ao Menino Jesus, haveria hoje um dia de festa e celebração. Um dia para aclamar o Rei do Mundo. Que Ele entre em nossos corações como terá entrado no destes soberanos que o buscaram. Feliz Dia de Reis para todos!

Feliz aniversário, Paula Maia!

Mais um ano passou. E que ano! O ano transato foi terrivelmente exigente para a minha querida amiga, Paula. Com uma doença à mistura que muito a apoquentou, a Paula conseguiu dar a volta. Hoje curada é tempo de voltar a sonhar. As grandes batalhas são dadas aos grandes guerreiros. E a Paula foi uma grande guerreira. Hoje, dia do seu aniversário, é um virar de página definitivo. Tudo está a voltar à normalidade. E a luz apareceu de novo onde há algum tempo atrás se perfilavam nuvens escuras. A Paula aí está em todo o seu esplendor para mostrar a força duma mulher. Uma grande mulher. Uma amiga e protetora dos animais. Mesmo durante o período da sua doença sempre esteve presente para os seus adorados animais. Nunca lhes faltou. E eles sabem bem que podem contar com ela. Como todos nós, seus amigos, sabemos que ali temos uma força indomável num corpo pequeno e franzino. Mas é dessa têmpera que são feitas as grandes mulheres. Hoje é o dia se celebrar o seu aniversário, não só o do seu nascimento, mas também o de um outro nascimento pautado pela sua recuperação. Hoje, Dia de Reis, é também o dia de celebrar esta princesa, determinada e leal. Celebramos neste dia o surgir da luz, da esperança, da vontade indómita duma grande mulher. Uma força inspiradora para todos nós. Feliz aniversário, Paula! 

Thursday, January 05, 2023

Véspera de Reis

Aqui está a noite mais interessante para a pequenada e não só em algumas latitudes. Desde logo a vizinha Espanha, onde se distribuem os brinquedos e as guloseimas e não no Natal como entre nós. Este dia celebra a chegada dos Reis Magos a prestar vassalagem ao Menino Jesus. Um ato importante numa época em que o material se sobrepõe ao espiritual. Estes soberanos, segundo a tradição, seguiram uma estrela que lhes indicou o caminho. Que também essa luz radiante duma estrela nos ilumine o caminho para que nos possamos tornar seres melhores. Feliz noite de Reis!

Wednesday, January 04, 2023

Intimidades reflexivas - 1518

"Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida." - Séneca (4 a.C.-65 d.C.)

Tuesday, January 03, 2023

Não é necessário...

Não é necessário você ter que provar ao mundo a bondade do seu coração nem as gentilezas da sua alma, Deus já te apresenta para as pessoas certas... As erradas dificilmente vão querer se aproximar. E se por caso se aproximarem, do seu lado não conseguirão ficar.

Monday, January 02, 2023

Aprendi...

Aprendi que, se aprende errando.

Que crescer não significa fazer aniversário.

Que o silêncio às vezes é a melhor resposta.
Que amigos conquistamos
sendo nós mesmos.
Que não se espera a felicidade chegar,
mas se procura por ela.
Que a natureza é uma das coisas
mais perfeitas na vida.
Que amar significa se dar por inteiro.
Que nosso ser é livre.
Que Deus não proíbe nada em nome do amor.
Que o julgamento alheio não é importante.
Que o que realmente importa é a paz interior.

Sunday, January 01, 2023

Ano Novo 2023

E um novo ano chegou e com ele as habituais expectativas de que será melhor do que o anterior. Este é que será aquele ano que esperávamos. Mas não, este será mais um igual a tantos outros senão mesmo pior. O horizonte apresenta-se carregado e sombrio. Desde logo porque a parte económica será um quebra cabeças. Quer seja pela inflação ou pela guerra na Ucrânia, não faltarão motivos para adensar as nuvens. Mas temos que ter fé, aquela que se diz mover montanhas. E é com esta fé que vos desejo um Feliz Ano Novo de 2023!