Turma Formadores Certform 66

Thursday, June 30, 2022

16 anos neste espaço

Passam hoje 16 anos que comecei este blogue. Tudo começou numa aventura que o monitor propôs ao nosso curso. Era para ser alimentado por todos. Poucos o integraram logo no início. Dos que dele fizeram parte foram desistindo ao longo dos anos. Há muito que sou só eu que o mantenho ativo. Quero agradecer ao monitor e a todos os colegas. Este espaço estará sempre aberto para os que nele quiserem voltar a manifestar a sua opinião. 16 anos depois é tempo de lhe parabéns por tanta resiliência!

Wednesday, June 29, 2022

"Nietzche para Empreendedores" - David Jilk & Brad Feld

Nietzsche era um “espírito livre”: uma mente com foco na sua visão do futuro e uma enorme vontade de o realizar. Um rebelde que cria o futuro com o entusiasmo e a energia de uma criança. Agora, o empreendedor Dave Jilk e o investidor Brad Feld extraem de Nietzsche uma versão moderna  da Arte da Guerra, relacionando as ideias-chave com os desafios dos negócios. Cada um dos capítulos dinâmicos deste livro expande-se a partir de uma citação de Nietzsche para estimular o seu pensamento e reflexão sobre um determinado aspeto vital do empreendedorismo. E, de seguida, relaciona com histórias verídicas de vários empreendedores que ajudam a consolidar a aprendizagem. Com uma reflexão para cada semana do ano, vai encontrar neste livro o apoio que todos os empreendedores e mentes disruptivas necessitam. Curiosamente utilizei a 'Arte da Guerra' de Sun Tsu para dar formação a muitos quadros superiores de empresas e da banca. Depois de ler este livro, utilizo-o também. Um é complementar do outro. Este é um livro para gente que lidera e investe. Gente de topo que tem de tomar decisões sozinha na maioria dos casos. Um livro que recomendo vivamente. A edição é da Editora Self.

Tuesday, June 28, 2022

Um direito das mulheres

Assistimos a semana passada a um grave retrocesso civilizacional vindo dos EUA. Falo da revogação do direito ao aborto, abrindo caminho a que cada Estado legisle a seu belo prazer. É um fenómeno conhecido pelo das 'duas Américas' que está a dividir a sociedade americana. O retrocesso a um direito fundamental duma mulher dispor do seu corpo é no mínimo grave para não dizer outra coisa. Para alguns será uma grande vitória, embora não falem dos interesses inconfessáveis que defendem e que vão muito para além da questão do aborto. Como por exemplo, a introdução da religião nas escolas e das seitas que tanto proliferam nos EUA, como a da censura em bibliotecas públicas e escolares e pressão sobre os professores. Como se vê, a manobra é mais vasta e vai muito para além da questão do aborto. Tudo isto se prende com a aproximação do partido Republicano da extrema direita por pressão de Trump. Estamos a assistir a uma fenómeno de trumpismo sem Trump. Tudo muito lamentável. Mas voltemos à questão do aborto. Há quem faça desta questão algo fraturante de contornos religiosos. Tudo uma falácia. Sou católico e praticante, seja lá isso o que for, mas defendo o direito das mulheres disporem do seu corpo. É um direito que lhes assiste. Talvez não saibam que na América não existe apoio à maternidade, ou sequer consultas de planeamento familiar, tão comuns na Europa. A grandeza da América esconde realidades que nem sempre são perceptíveis para quem não conhece o país. No fundo é o ter como referência uma Constituição de 1787, isto é, do século XVIII (!) a reger o país. Tudo isto é lamentável e coloca os EUA partidos em duas realidades. O país que acha que não devem existir abortos em nome da vida é o mesmo que impede legislação para que se regulamente o uso de armas de fogo que são contra a vida. Tudo muito estranho numa sociedade complexa e contraditória. O direito ao aborto é fundamental numa sociedade moderna. Entre nós, como na Europa em geral, tal não significou que estes aumentassem. Bem pelo contrário. O que criou foi condições para que a saúde da mulher fosse acautelada. Deixemo-nos de pruridos que apenas escondem outras questões que muitos não têm coragem para assumir. A mulher tem direito de dispor do seu corpo sem restrições. É preferível abortar do que ter crianças em famílias disfuncionais, onde elas não são desejadas e apenas virão ao mundo para sofrer e fazer sofrer. Tudo o resto não passa dum chorrilho de interesses inconfessáveis. Muito mal andaram os EUA e veremos que fatura terão que pagar no futuro. Tudo isto terá consequências, não tenho dúvida alguma, só falta saber como afetará as gerações seguintes. E a América já tem um historial que nos deixa colocar questões destas sem reservas e com muita preocupação.

Monday, June 27, 2022

Intimidades reflexivas - 1632

"Iminente é o perigo, mas ainda é tempo. Nada está perdido com a paz. Tudo se pode perder com a guerra." - Cardeal Pacelli, Papa Pio XII (1876-1958)

Sunday, June 26, 2022

Lenda das 7 espigas de trigo...

Lenda das 7 espigas de trigo... São João e 7 de julho! Existe uma lenda que atravessa os séculos: a dos 7 episódios de Lucky Wheat. Colhemos trigo, para fazer troco... pão... felicidade... de trabalho ou prosperidade ao longo do ano. Para que o trigo, símbolo de prosperidade e abundância, traga felicidade, deve ser colhido: No 7º dia do 7º mês do ano, na 7ª hora... É 07 de julho às 07 da manhã ou então, o dia de São João, 24 de junho, data altamente simbólica do solstício de verão.

Saturday, June 25, 2022

Intimidades reflexivas - 1631

"O amor é como um pássaro fugindo do frio. Só faz ninho onde encontra calor." - Augusto Capucho in 'A dança das nuvens sobre os mortos'.

Friday, June 24, 2022

Intimidades reflexivas - 1630

"É por cima do livro que se constrói a cultura." - Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura, 2022.06.02

Wednesday, June 22, 2022

Intimidades reflexivas - 1629

"A vida é feita de momentos, momentos esses que temos que passar sendo bons ou não,para o nosso próprio aprendizado. Nunca esquecendo do mais importante, nada absolutamente nada nessa vida é por acaso." - Chico Xavier (1910-2002)

Tuesday, June 21, 2022

Chegou o Verão

Este ano o solstício do verão acontece neste dia 21 de junho às 10h14. Este é o dia mais longo do ano no hemisfério norte. E com ele chega o tempo melhor, com mais calor, por vezes excessivo para quem vive nestas latitudes, mas também mais luz, mais cor. É o tempo da praia, do descanso e do lazer. Que seja bem vindo.

Monday, June 20, 2022

Intimidades reflexivas - 1629

"Um líder não é alguém a quem foi dado uma coroa, mas a quem foi dada a responsabilidade de fazer sobressair o melhor que há nos outros." - Jack Welch (1935-2020)

Sunday, June 19, 2022

Intimidades reflexivas - 1628

"A vida é sempre a mesma para todos: rede de ilusões e desenganos. O quadro é único, a moldura é que é diferente." - Florbela Espanca (1894-1930)

Saturday, June 18, 2022

Intimidades reflexivas - 1627

"Hoje roubei todas as rosas dos jardins / e cheguei ao pé de ti de mãos vazias." - Eugénio de Andrade (1923-2005)

Friday, June 17, 2022

Intimidades reflexivas - 1626

"Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?" - Fernando Pessoa (1888-1935)

Thursday, June 16, 2022

Novas da minha Amiga

O pior já passou e toda aquela descompensação que a levou ao IPO já foi ultrapassada. A minha Amiga voltou entretanto para casa, para junto dos seus familiares e dos seus animais que ela tanto ama. Parece que os parâmetros voltaram ao equilíbrio entre si e tudo não terá passado dum momento menos bom. Agora já em casa faço votos para que tudo lhe corra pelo melhor. O cancro parece estar debelado as sessões de quimioterapia terminaram e agora à que encetar a recuperação com a firme convicção que tudo vai correr bem. À minha Amiga desejo o melhor e aproveito para agradecer a todos vós que mais uma vez se juntaram a mim para formarmos uma cadeia solidária em torno desta minha Amiga. Tudo está bem quando acaba bem e parece ser este o caso. A nova mulher aí está com o seu glamour de sempre e o coração cheio de amor pelos animais. Seja bem vinda!

Wednesday, June 15, 2022

Intimidades reflexivas - 1625

"Num momento, num olhar, o coração apanha-se para sempre. Ama-se alguém. Por muito longe, por muito difícil, por muito desesperadamente. O coração guarda o que se nos escapa das mãos. E durante o dia e durante a vida, quando não está lá quem se ama, não é ela que nos acompanha – é o nosso amor, o amor que se lhe tem." - Miguel Esteves Cardoso in 'Amar'.

Tuesday, June 14, 2022

Intimidades reflexivas - 1624

"A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente. É tolo quem pensa no futuro antes de pensar no presente." - Nikolai Gogol (1809-1852)


Monday, June 13, 2022

Intimidades reflexivas - 1623

"... Como todos os grandes apaixonados, gosto da delícia da perda de mim, em que o gozo da entrega se sofre inteiramente. E, assim, muitas vezes, escrevo sem querer pensar, num devaneio externo, deixando que as palavras me façam festas, criança menina ao colo delas. São frases sem sentido, decorrendo mórbidas, numa fluidez de água sentida, esquecer-se de ribeiro em que as ondas se misturam e indefinem, tornando-se sempre outras, sucedendo a si mesmas." - Bernardo Soares in 'Gosto de dizer'.

Sunday, June 12, 2022

Novas da minha Amiga

Depois de ter terminado todo o tratamento oncológico a minha Amiga voltou a ser internada ontem no IPO do Porto. A razão foi a descompensação de alguns parâmetros depois do tratamento a que foi sujeita. As últimas sessões de quimioterapia foram muito penosas para ela. Afinal a dosagem era a mesma mas a debilidade física era cada vez maior e o impacto conjugado das duas descompensou-a muito. Já tinha dificuldade em respirar e em falar num processo que se via que estava a evoluir negativamente. Hoje falei com ela ao telefone logo pela manhã. Vi que estava bem melhor já sem aquele cansaço na voz que tinha no dia anterior, e até articulava as ideias com bastante rigor. Está triste por ter que voltar ao internamente, mas neste momento penso que será o melhor para ela. Estou certo que em breve recuperará e voltaremos a vê-la a alimentar os seus animais errantes que ela tanto ama. Já agora, pedia aos amigos que estivessem a colaborar neste momento com ela no apoio aos animais que façam um esforço adicional até ela recuperar. Essa também é uma forma de ajudar esta minha Amiga. Por agora é tudo o que tenho para dizer. Logo que tenha mais dados sobre o evoluir da situação partilharei com todos. Vamos unir-nos de novo. Esta grande Mulher precisa de nós e da nossa ajuda. Esta é a hora de estarmos juntos por mais coisas que tenhamos a dividir-nos. Há um bem maior, a recuperação desta Senhora. Ela tem que sentir a nossa força e a nossa fé. Em breve espero vê-la de novo por aqui. Esperamos todos.

Saturday, June 11, 2022

Intimidades reflexivas - 1622

"Do rio que tudo arrasta se diz que é violento / Mas ninguém diz violentas / As margens que o comprimem." - Bertold Brecht (1898-1956)

Friday, June 10, 2022

Intimidades reflexivas - 1621

"Como é que se reconhece a alma gémea? No abraço. O coração pára de bater. A existência é interrompida. No abraço do irmão, do amigo, da amante, há sensação, do corpo, do tempo, do coração. Há sempre a noção dum gesto posterior. No abraço de duas almas gémeas, mesmo quando se amam, o abraço parece o fim. Uma pessoa sente-se, ao mesmo tempo, protegida e protetora. E a paz é inteira - nenhum outro gesto, nenhuma outra palavra, é precisa para a completar. Pode passar a vida toda. Não importa." - Miguel Esteves Cardoso in 'A Alma Gémea'.

Thursday, June 09, 2022

Intimidades reflexivas - 1620

"Importa antes obedecer a Deus do que aos homens." - Atos dos Apóstolos (5:29)

Wednesday, June 08, 2022

"Pio XII - O Papa amigo de Portugal e de Salazar" - José de Carvalho

Pio XII demonstrou ser o homem certo para conduzir a Igreja num período de grandes perturbações e conflitos. Durante os 19 anos do seu pontificado (1939-1958), manteve-a sempre do lado certo da História. E, no entanto, é acusado de não ter feito o suficiente: algumas vozes insistem que não se opôs ao Holocausto nem denunciou os horrores do regime nazi. Neste livro, o historiador José de Carvalho, especialista em assuntos político-religiosos contemporâneos, faz a defesa do Santo Padre. Recorrendo a extensa documentação, testemunhos e bibliografia disponível, demonstra que Eugenio Pacelli, enquanto encarregado da actividade política e diplomática da Santa Sé, e depois enquanto Papa Pio XII, censurou e actuou sempre com distanciamento face aos regimes nazi e comunista; e que, com grande coragem, defendeu e protegeu o povo judaico. Pio XII - O papa amigo do Portugal de Salazar conta ainda a devoção de Pacelli a Nossa Senhora de Fátima, e o apreço especial que tinha pelo povo português e por Portugal, na altura governado por Oliveira Salazar. Prefaciado por Dom Duarte Pio de Bragança, este livro vem finalmente repor a verdade sobre o Papa de Fátima, numa altura em que se fala da sua canonização. Sobre o autor, José António Ribeiro De Carvalho (n. 1979) é natural de Fornos, Marco de Canaveses, e vive no Porto. Licenciado em Ciências Históricas Ramo Educacional, é mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com uma dissertação sobre os Jesuítas nas vésperas da Primeira República, tese que lhe valeu o Prémio de História Contemporânea Professor Victor de Sá de 2007. Atualmente é professor de História e investigador associado do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão. Interessa-se por assuntos político-ideológicos e religioso-sociais contemporâneos, nomeadamente dos séculos XIX e XX. Um livro muito interessante e que recomendo vivamente. A edição é da Casa das Letras.

Tuesday, June 07, 2022

Intimidades reflexivas - 1619

"Prefiro ser censurado por estupidez do que por cobardia." - Padre Henrich Feüerstein (1877-1942)

Monday, June 06, 2022

Intimidades reflexivas - 1618

"Desperte, vento norte! Aproxime-se, vento sul! Soprem no meu jardim, para espalhar seus perfumes. Entre o meu amado em seu jardim e coma de seus frutos saborosos!" - Cântico dos Cânticos

Sunday, June 05, 2022

Intimidades reflexivas - 1617

"O problema do nosso tempo é que o futuro não é o que costumava ser." - Paul Valéry (1871-1945), filósofo francês


Saturday, June 04, 2022

Novas da minha amiga

Volto hoje ao contacto para trazer novas da minha amiga que tem tido um processo complicado de saúde que, felizmente, parece estar ultrapassado. Na passada terça feira terminou a última sessão de quimioterapia. (Provavelmente alguns devem ter visto o post que dela reencaminhei a dizer isso mesmo). A minha amiga neste momento está bem - embora a seguir às sessões de quimioterapia se sinta bastante em baixo fruto do próprio químico que o corpo absorve, segundo os médicos - mas ela é uma guerreira. Mulher resistente e determinada que assumiu sempre o controlo da situação. Agora (caso nada de anormal se verifique) ela terá terminado este longo processo de quase um ano. E a partir daqui, quero crer, que ela sentirá as melhoras do tratamento feito e da cirurgia a que foi submetida. Em breve quero crer, teremos uma nova mulher em todo o seu esplendor. Aquela mulher cheia de glamour que sempre nos encanta. Quero que assim seja e ela também. Como o mesmo o desejam os seus numerosos amigos, reais ou virtuais, que lhe povoam a existência. Agradeço aqui a todos os que me têm perguntado por ela, e me têm pedido para dar informações sobre o evoluir da situação. Aqui fica a nota com os meus mais sinceros agradecimentos a todos os que comigo formaram uma corrente solidária para a ajudar. Ela merece e os muitos animais que cuida também. Ela é uma grande protetora dos animais com quem tive a honra de trabalhar à já algum tempo. Sei do seu empenho e do seu valor. Agora é só esperar mais algum tempo. Depois todos celebraremos uma verdadeira epifania a quando do seu regresso totalmente refeita. Um obrigado sincero a todos em meu nome e no dela também. Bem hajam.

Friday, June 03, 2022

O “Emplastro” tem nome e é um ser humano

O “Emplastro” tem nome e é um ser humano

1.
Vimo-lo há uns dias a festejar mais um título do FC. Porto, mas também o poderíamos ter visto na Procissão das Velas, em Fátima ou na Queima das Fitas.

Poucos portugueses não conhecerão o “Emplastro”.
Mas poucos serão aqueles que conhecem o Fernando Jorge.

Sobre o que aparece atrás das câmaras nos mais variados acontecimentos desportivos e culturais, ninguém tem dúvidas de quem se trata.

Rimos, abanamos a cabeça, questionamos um pormenor ou outro, antecipámos onde estará a seguir.

O “Emplastro” não tem mistérios.

2.
Mas do Fernando Jorge muito pouco ou nada sabemos.

Nasceu no dia 25 de Abril.

E logo se viu que talvez não viesse a ser como as outras crianças.
No dia em que completou três anos, aconteceu o mesmo num outro 25 de Abril. Também logo se viu que aquele dia não seria igual aos outros dias.

Nasceu numa família demasiadamente pobre da Praia da Madalena, no Porto.

Ficou muito cedo órfão, mas uma avó conseguiu durante alguns anos ser o seu bocadinho de rede, o seu bocadinho de chão.

Foi trabalhar com pouco mais de dez anos para uma fábrica onde era valorizada a sua força de braços pouco ou nada normal para uma criança. Os seus bracitos levantavam máquinas como se tivesse o poder de carrego de um homem.

E o Fernando, a quem chamavam “Pintas” por causa de um sinal de nascença, era mais do que criança – ele era uma criança eterna.

Ingénuo.
Generoso.
Amigo.

O Fernando entregava o dinheiro à avó – o dinheiro da fábrica e das esmolas que pedia todos os fins de tarde na Igreja dos Congregados, na Praça de Almeida Garrett, no centro do Porto.

3.
Estou a escrever este postal para si que julga conhecer o “Emplastro”.

Quero dizer-lhe que o Fernando nunca aprendeu a ler ou a escrever, mas na CERCI dizia-se que sabia cortar, colar e pintar.

E sabia também sorrir e entregar-se aos outros sem perceber o modo como os outros o olhavam. Nuns casos abraçavam-no sem nada em troca, abraços genuínos de gente boa. Noutros, abraçavam-no para gozar o prato.

Chegaram a levá-lo para viagens de finalistas em Espanha, chegaram a enchê-lo de moedas para dançasse, para que pousasse para selfies alarves, para que fosse o monstro num circo de aberrações do princípio do século XX.

O Fernando deixa-se ir.

Gosta de ser gostado.
Para ele todos o adoram, gostam de si como ele gostou daquele passarinho que um dia tentou apanhar num poste de alta tensão na estação das Devesas, em Gaia. Muitos dias no hospital, uma queimadura importante na zona lombar e uma pergunta logo que saiu dos cuidados intensivos.

“E o passarinho?”

4.
Tem página na Wikipédia.

Costuma dormir nas redondezas do aeroporto Sá Carneiro.

Uma noite, depois de ter perdido a boleia da claque do FC. Porto que o levaria de regresso ao lugar onde dorme, o Fernando bateu à porta do Posto da GNR de Barcelos para ali poder dormir.

Foi um fartote, mas ao “Emplastro” não era possível dizer que não. Arranjaram-lhe cobertores para que a cela, por uma vez, fosse usada por uma criança (ainda por cima) eterna.

5.
O Fernando acredita em Deus.
Sempre que pode vai a Fátima ou entra nas igrejas onde o ajudam com moedas e conselhos.

Numa missa da RTP apareceu a ultrapassar toda a gente para tomar a hóstia em primeiro lugar, lembro-me de ter pensado que se Deus existir talvez aquela imagem seja simbólica.

Afinal, o Fernando, nascido num dia 25 de Abril…

… o Fernando Jorge que guarda num saco de plástico papelada que não mostra a ninguém…

… talvez seja até mais do que um ser humano.

Talvez seja uma criança eterna que existe para mostrar ao mundo o quanto olhamos sem ver, o quanto conhecemos sem saber, o quanto somos insensíveis ao que está para lá da superfície.

Luís Osório

Thursday, June 02, 2022

Memórias da Irmã Lúcia

"(...) virei pedira consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a Comunhão Reparadora nos Primeiros Sábados. Se atenderem a meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz, se não, espalhará os seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja, os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas, por fim o meu Imaculado Coração triunfará." Nos tempos que correm que palavras mais ajustadas à realidade não poderíamos encontrar. Já uma vez vos disse que para verem o que é a Rússia leiam Fiódor Dostoiévski, Liev Tolstói, Nikolai Gogol, Alexandre Soljenitsin e tantos outros. Afinal a Rússia não mudou assim tanto ao longo do tempo e os seus dirigentes não foram tão benignos assim. Os dias que hoje vivemos a guerra da Rússia contra a Ucrânia são disso exemplo.

Wednesday, June 01, 2022

Destino - Kity Araújo

DESTINO

Cuidado com o destino! ele costuma brincar com as pessoas
Brinca, machuca, magoa, ilude, maltrata e ainda rir da sua cara
Por isso, optei pelo meu livre-arbítrio, o que ganhei quando nasci
Agora, o meu destino sou eu quem o faço, eu viro a página
Dobro a esquina, acerto, erro, tropeço, eu quebro a cara
Choro, levanto, engulo o choro e sigo em frente. Agora sou eu!
Que escolho o caminho que eu quero seguir. Simples assim.

__________________ Kity Araújo