Turma Formadores Certform 66

Friday, March 31, 2023

Comunicado no Facebook

COMUNICADO

De novo me vejo com a conta restrita por mais 2 dias. Invocando uma foto que publiquei, o Facebook achou que desrespeitava os padrões da comunidade. Não vi, nem vejo ainda, nada de mal na foto que mais uma vez ia acompanhada por um escritor francês. Penso que é altura de dizer basta, Chegou a hora de me retirar deste espaço que cada vez mais parece infetado por uma censura absurda. Não ofendi ninguém, não insultei ninguém, não destratei ninguém. Esses não são os meus padrões. Chegado aqui apenas quero agradecer a todos os que me têm seguido neste espaço durante tantos anos. Foi um prazer partilhar este espaço convosco. Aproveito para desejar a todos uma feliz Páscoa. Obrigado.

Intimidades reflexivas - 1560

"Neste mundo tudo tem o seu instante, pois cada coisa tem o seu tempo próprio. Há o tempo para nascer e o tempo para morrer; o tempo de semear e o tempo de colher. Há o tempo para rir e o tempo para chorar, o tempo para dançar e o tempo para ficar de luto." - Paulo Moreiras in 'A Vida Airada de Dom Perdigote'.

Thursday, March 30, 2023

Ainda não cicatrizou

Se eu um dia te deixei de escrever não foi porque te esqueci ... Foi porque o que te esqueceste de levar e deixaste em mim... Ainda não cicatrizou e dói cada vez que lhe mexo, às vezes basta uma palavra e o mar fica agitado, as ondas tornam-se demasiado grandes e sinto-me a afogar ... É isso... deixar os sentimentos lá no fundo, manter-me à tona a boiar sem ter de suster a respiração... Ficar ali a ver as nuvens a viajar, as marés a passar, sem mergulhar! Não me esqueci apenas não quero lembrar!

Wednesday, March 29, 2023

Para hoje!

Para hoje! Eu quero pessoas que saibam dar sem esperar nada em troca, que sintam prazer em ver o outro feliz... Pessoas com mãos que acariciam, que abraçam forte, que olham no olho, e saibam que o significado da palavra AMOR é DOAÇÃO.

Tuesday, March 28, 2023

Intimidades reflexivas - 1559

"Eu costumava achar que eu era a pessoa mais estranha do mundo, mas aí eu pensei: tem que ter alguém como eu, que se sinta bizarra e imperfeita, da mesma maneira como eu me sinto. E eu imaginava esta pessoa, imaginava que ela também estivesse lá pensando em mim. Bom, espero que se você for essa pessoa e estiver lendo isto, saiba que sim, é verdade, estou aqui! Sou estranha como você." - Frida Kahlo (1907-1954)

Monday, March 27, 2023

Cada vez se pede mais ao tempo

Cada vez se pede mais ao tempo.

Aquela hora que não passa, aquela semana que não termina, aquela tarde que não chega, a noite que não finda.
Sempre que algo te desagrada.
Ao relógio pedes asas.
Quem me dera a primavera, quem me dera as férias. E de repente... depois de amanhã é dia de Natal.
E assim vamos brincando com o tempo... e ele deixa, daqui a pouco é carnaval.
Quando olhas o calendário passou mais um ano, e não te apercebes que estás, numa contagem decrescente.
Ainda ontem eras uma criança e de tanto lhe suplicares.
Ele avança!
E deixa saudade num coração que sente.
O ser humano é estranho.
Insatisfeito com o que tem, pede o que perde.
Tudo tem o seu tempo.
Até o tempo que passa.
E compassa, sem graça.
Quando lhe pedes que acelere.
Aquela hora que não passa, aquela semana que não termina, aquela tarde que não chega, a noite que não finda.
Sempre que algo te desagrada.
Ao relógio pedes asas.
Quem me dera a primavera, quem me dera as férias. E de repente... depois de amanhã é dia de Natal.
E assim vamos brincando com o tempo... e ele deixa, daqui a pouco é carnaval.
Quando olhas o calendário passou mais um ano, e não te apercebes que estás, numa contagem decrescente.
Ainda ontem eras uma criança e de tanto lhe suplicares.
Ele avança!
E deixa saudade num coração que sente.
O ser humano é estranho.
Insatisfeito com o que tem, pede o que perde.
Tudo tem o seu tempo.
Até o tempo que passa.
E compassa, sem graça.
Quando lhe pedes que acelere.

Sunday, March 26, 2023

"A Noiva Judia" - Nuno Nepomuceno

O corpo de um homem espancado até à morte é encontrado numa praia deserta. O cadáver pertence a um escritor, presente na cidade para assistir à antestreia da adaptação cinematográfica do seu livro mais famoso. Na mesma noite, um jovem confessa o homicídio, mas é nesse momento que uma questão se coloca: por que motivo as provas recolhidas apontam para que esteja inocente? O mistério adensa-se quando a noiva da vítima, uma colecionadora de arte com os seus próprios planos, decide vir a público. Ela tem algo a dizer, mas poderá estar implicada? Depois do sucesso de O Cardeal, Nuno Nepomuceno regressa e apresenta finalmente o muito aguardado desfecho da série Afonso Catalão. Entre Cambridge, Amesterdão e Veneza, inspirado pela morte do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini, construído segundo os cinco elementos de um filme, A Noiva Judia é um thriller psicológico inteligente, sedutor e ousado, de leitura voraz, que só conseguirá pousar quando chegar à última página. Quanto ao autor, Nasceu em 1978. É autor da série bestseller de thrillers psicológicos Afonso Catalão, com a qual foi N.º1 de vendas nacional, de duas séries de ficção em formato podcast e de diversos contos. Nomeado para vários prémios, incluindo o de Ficção Lusófona 2019 das Livrarias Bertrand com A Última Ceia, onde foi finalista, notabilizou-se em 2012, quando venceu o concurso literário Note! com a obra O Espião Português, o seu primeiro livro, que a Cultura Editora reedita agora, numa nova versão revista e repleta de capítulos inéditos. É representado pela Agência das Letras. Para mais informações, consulte o site oficial do autor: www.nunonepomuceno.com, ou o microsite da trilogia: www.trilogiafreelancer.com. A edição é da Cultura Editora.

Saturday, March 25, 2023

Mudança da hora

O horário de verão 2023 começa oficialmente em Portugal no domingo dia 26 de março de 2023 (na madrugada de sábado para domingo). Os relógios devem ser adiantados uma hora. Este é, assim, o dia mais curto do ano, onde desaparece uma hora em todos os relógios. A mudança do horário de inverno para o horário de verão é feita todos os anos sempre no último domingo de março. O término do horário de verão acontece sempre no último domingo do mês de outubro. Este ano, será no dia 29 de outubro de 2023.

Friday, March 24, 2023

Intimidades reflexivas - 1558

"(...) Quando dois seres mortais se amam, são moldados, corpo e alma, pelo seu amor." - Simone de Beauvoir (1908-1986) in 'Todos os homens são mortais'.

Thursday, March 23, 2023

Intimidades reflexivas - 1557

"Quando o caminho atrás de ti é mais comprido do que o que tens à tua frente, vês uma coisa que nunca tinhas visto antes: o caminho que percorreste não era a direito mas cheio de encruzilhadas, a cada passo havia uma seta que apontava para uma direção diferente; dali partia um atalho, de acolá um carreiro cheio de ervas que se perdia nos bosques. Alguns desses desvios fizeste‑os sem te aperceberes, outros nem sequer os viste; não sabes se os que não fizeste te levariam a um lugar melhor ou pior; não sabes, mas sentes pena. Podias fazer uma coisa e não a fizeste, voltaste para trás em vez de seguir em frente. O jogo da glória, lembras‑te? " - Susanna Tamaro in 'Vai Aonde te Leva o Coração' (excerto).

Wednesday, March 22, 2023

Que inflação anda por aí?

Todos nós já sentimos o aumento dos preços na nossa carteira. Antes era devido à guerra, depois motivada pela inflação e agora talvez o seja pelas duas. (Parece que estou a rever os tempos em que ouvia a minha avó falar da guerra, - e ela passou pelas duas guerras mundiais -, e da dificuldade que se tinha para arranjar algo tão básico como o pão.) Mas aí a situação era geral e de monta, coisa que agora não é tanto assim. Mas antes de avançar é preciso esclarecer o que é de facto a inflação. Duma maneira muito básica diria que é o excesso de moeda em circulação. Parece uma bizarria mas é assim. Os preços sobem porque à dinheiro para os mesmos serem adquiridos. O dinheiro existe o que está é, porventura, mal distribuído. Mas este fenómeno inflacionista que estamos a viver por toda a Europa tem algo de muito particular, esta é uma inflação do lado da oferta e não da procura. Por isso vamos vendo que embora a inflação vá diminuindo (ainda que lentamente) os preços não param de subir. Os bens essenciais são os mais atingidos e aqueles que fazem mais mossa nas populações, sobretudo a mais vulnerável, fenómeno que está bem claro sempre que vamos às compras. Os super e hipermercados, que sempre funcionaram numa espécie de cartel, acabam por impor o padrão a coberto dos custos de distribuição ou outros duma forma cabotina e despudorada. A reação de alguns dirigentes das grandes superfícies face à fiscalização imposta pelo governo é disso exemplo. Quem paga somos todos nós e quem mais sofre são sempre os mais vulneráveis. Dado o ciclo lento que esta apresenta parece que a vamos ter por cá ainda durante algum tempo. E quando ela estiver mais controlada os preços que então subiram não irão descer, o que acontecerá é que pararão de subir. Assim se entrará num novo padrão de preços face àquele que tínhamos antes. O aumento dos juros por parte do BCE vai no sentido de a controlar, embora seja uma medida pouco pacífica e controversa. Mas disso falarei noutra altura.

Tuesday, March 21, 2023

Intimidades reflexivas - 1556

"Por vezes viver é um ato de coragem." - Séneca o estoico (5 a.C.-65 d.C.)

Monday, March 20, 2023

Chegou a Primavera

início da primavera em 2023 verifica-se em Portugal hoje 20 de março, segunda-feira às 15,33 horas. Na primavera temos dias mais ensolarados e secos, além do que a temperatura começa a aumentar. A característica mais marcante dessa altura do ano é mesmo o colorido trazido pelas flores. Anualmente, a primavera acontece entre os dias 20 e 21 de março. Esta estação, que sucede o inverno e antecede o verão, termina entre os dias 20 e 21 de junho.

Sunday, March 19, 2023

O que é ser Pai?

Ser pai não é dar ao filho o que ele quer, mas sim o que ele necessita para encontrar o próprio caminho. Ser pai não é apenas estar presente quando o filho precisa, mas também ausentar-se quando ele não necessita. Ser pai não é querer o filho para si, mas saber dividi-lo com quem ele prefere conviver. Ser pai não é somente gostar dos bons resultados das coisas que o filho faz, mas compreender e dividir os maus resultados. Ser pai não é amar o filho que você quer que ele seja, mas amá-lo como ele é. Ser pai não é apoiar o filho quando se quer, mas sim quando ele quer. Ser pai não é construir o filho, mas apoiá-la em sua construção e reconstrução. Ser pai não é 'sufocar’ o filho, mas deixá-lo vir a você quando ele precisar.

Clóvis Rosa

Dia do Pai

Celebra-se hoje o dia do Pai, também conhecido como o dia de São José. É uma referência na nossa cultura embora só mais recentemente tenha obtido o estatuto que merece. Sempre secundarizado mas sempre presente, nele se pretende homenagear os pais: o nosso ou o pai que somos. Quanto ao primeiro, o meu Pai já à muito partiu e dele apenas ficou apenas a memória; como não sou pai também aqui a homenagem não passará duma quimera. Mas será sempre um dia importante seja de que maneira for. A todos os pais do meu país e não só, desejo um feliz Dia do Pai. 

Saturday, March 18, 2023

Andorinhas

 ANDORINHAS:

— EM BREVE, AS ANDORINHAS ESTARÃO DE VOLTA.
Pesam cerca de 20 gr, mas percorreram mais de 5000 km de voo.
Eles venceram o deserto do Saara.
Voaram sobre o Mar Mediterrâneo sem sequer poder descansar.
Eles lutaram contra perturbações e ventos tempestuosos.
Fizeram algo extraordinário.
E tudo isso para vir se reproduzir bem naquele canto da nossa casa, debaixo do telhado.
Uma única andorinha pode consumir até 850 moscas e mosquitos por dia.
Se tivéssemos a sorte de abrigar um ninho desta espécie em nosso ambiente familiar, o casal sozinho poderia matar cerca de 1.700 moscas e mosquitos por dia.
Não há inseticida mais eficaz e ecológico.

Friday, March 17, 2023

Não fale daquilo que você não viu

Não fale daquilo que você não viu, nem condene aquilo que você não sentiu. Cada um sabe a dor que carrega, o peso que leva. Cada um sabe a dificuldade que passa e as lutas que enfrenta. Cada um de nós tem uma história de vida que não compete ser julgada por quem não viveu, nem conheceu...

Thursday, March 16, 2023

"Olhando a lua" - Maria Amália Silva

Olhando a lua
E sobre o amor refletindo
Ali pode-se ver como uma alma nua
Um amor único no meu coração foi atingido
O que é o amor parece a lua perguntar
Será que saiu dela como um casulo fechado
Finíssimo que só alguns conseguem desapertar
Ou será um assunto a ser trabalhado
O amor deverá ser transparente
Como uma cama de lençóis de cetim
O amor é uma chama ardente
Onde eu te amo a ti e tu me amas a mim
Numa noite de amor escaldante
Na beira do mar com lua cheia
De mãos dadas caminhar contigo meu amante
Deitar a toalha ao chão e sobre a lua fazer a ceia
Contemplar o amanhecer o novo dia
E continuar a cultivar a paixão
Com o mesmo pojo em conjunto nesta magia
Saber que ao colocar o pé no chão
Quero continuar amanhã com o mesmo desejo
Beijar-te e continuar contigo a ver a lua
Juntinho a ti ou não de mão dada mas num só beijo
Para lá de uma enseada ser tua
Olhando para a lua
E sobre a sua protecção
Numa qualquer madrugada
Continuar amor esta louco paixão
Ficar até ao amanhecer
Até à próxima chegada
De nova lua renascer
E será um conjunto de sol e lua
Isto de amor seguiremos juntos
Meu amor para ver

Wednesday, March 15, 2023

"O Corvo" - Edgar Allen Poe

Reconhecido como um dos mais brilhantes escritores da literatura norte-americana, Edgar Allan Poe criou um mundo fantástico, cheio de mistério e horror, que tem vindo a entusiasmar os leitores há gerações. Um homem, prestes a morrer de tuberculose, pede ao seu amigo que o hipnotize antes de que chegue a sua hora. Uma praga que matou metade da população obriga um príncipe a abrigar mil pessoas dos cavaleiros e da realeza num extenso castelo. Um prisioneiro tenta sobreviver numa câmara de tortura durante a Inquisição Espanhola, uma das inquisições mais mortíferas da história. São estes e outros contos de Edgar Allan Poe que exploram a culpa, a paranoia, as ilusões e as obsessões humanas, e compõem a presente seleção de histórias que irá proporcionar horas de prazer de leitura. A tradução deste livro é de Fernando Pessoa. Um livro muito interessante para os amantes do género. A edição é da Book cover Editora.

Tuesday, March 14, 2023

Fica-te bem

Fica-te tão bem o dia que trazes. Onde é que o arranjaste? - Fui eu que fiz. Já me aborreciam os dias sempre iguais, sempre a mesma coisa, e resolvi arriscar um toque personalizado. - E como fizeste? - Aproveitei coisas que tinha e a que voltei a dar uso. Subi as bainhas da manhã para deixar entrar mais claridade e bordei uns pontos de exclamação nos bolsos para ter sempre à mão maneira de me espantar com a beleza da vida. Descosi velhos hábitos e teci algumas considerações importantes, como a de apanhar as malhas caídas dos dias com força de vontade e coragem. Depois, junto à fímbria da noite, deixei abertos uns rasgos de imaginação e prendi os sonhos com colchetes de luz à esperança num mundo melhor.

Monday, March 13, 2023

Resiliência

Um dos grandes desafios da vida é conseguirmos edificar com as pedras em que tropeçamos. Se alguém nos magoa, transformemos a mágoa em um degrau para alcançar o nosso fortalecimento, a nossa dignidade moral e a nossa superioridade espiritual.

Sunday, March 12, 2023

"Lendários" - Tracy Deonn

 """Quando as sombras se erguerem, a luz ascenderá. Quando o sangue for derramado, ao Chamamento do sangue responderei. Pela Távola do Rei, pelo poder da Ordem, pelos nossos Juramentos eternos. A Linhagem é Lei.” Depois de perder a mãe, tudo o que Bree Matthews quer é fugir das lembranças da família e da infância. Decide então entrar num programa da Universidade da Carolina do Norte para estudantes de excelência. Um novo começo, distante da pessoa que era antes de a sua vida desmoronar. Tudo parece perfeito até que, na primeira noite na residência académica, Bree testemunha o ataque de um demónio que se alimenta de energias humanas, um susto que a conduzirá diretamente aos Lendários: uma sociedade secreta composta por estudantes que se dedicam a caçar estas criaturas e a proteger a humanidade. Aos poucos, entre memórias enevoadas e a sensação de um ancestral despertar mágico em si, percebe que há mais a descobrir sobre a morte da mãe; e que a resposta pode estar no grupo secreto em que terá de se infiltrar... Para a ajudar, recruta Nick, um Lendário autoexilado com o seu próprio rancor contra o grupo. Juntos, avançam até aos segredos mais profundos da sociedade... e aos braços um do outro. Quando os Lendários revelam ser os descendentes dos cavaleiros do rei Artur e uma guerra mágica parece iminente, Bree tem de decidir até onde irá pela verdade. Deve utilizar a sua magia para os destruir, ou juntar-se a eles na luta? Todas as lendas têm um fim." Sobre a autora Tracy Deonn cresceu na Carolina do Norte, nos EUA, onde devorava livros de fantasia e comida sulista na mesma medida. Depois de terminar o mestrado em Comunicação e Interpretação, Tracy trabalhou em teatro, em produção de videojogos e na área da educação. Quando não está a escrever, participa em painéis de convenções de ficção científica e fantasia, lê fanfic, organiza encontros para cães e delicia-se com tudo o que tenha sabor a gengibre. A edição é a Desrotina.

Saturday, March 11, 2023

intimidades reflexivas - 1555

"A amizade é um amor que nunca morre." - Mário Quintana (1906-1994)


Friday, March 10, 2023

Intimidades reflexivas - 1554

"Não te abras com teu amigo, que ele um outro amigo tem, e o amigo do teu amigo, possui amigos também..." - Mário Quintana (1906-1994)

Thursday, March 09, 2023

intimidades reflexivas - 1553

"Não há Sábado sem Sol, nem Domingo sem Missa, nem Segunda sem preguiça." - Ditados populares


Wednesday, March 08, 2023

Feliz Dia Internacional da Mulher

A todas as Mulheres que conheço ou não, sejam do meu país ou não, mães, amigas, companheiras, amantes, aqui vos quero saudar porque este é apenas um dia que dizem ser das Mulheres. Lamento que assim seja. Para mim, todos os dias o são. Todos os dias o deveriam ser. Dias onde não há lugar aos maus tratos, violências, violações, humilhações. Mas mesmo assim, aqui vos deixo a minha saudação para este dia que dizem ser vosso.

Dia Internacional da Mulher

Bonne fête Mesdames ...

Et je voulais vous dire à vous toutes en cette agréable occasion du 8 mars MERCI ...
Merci chères Femmes de m' avoir appris à danser ...
de m' avoir appris à aimer ...
de m' avoir appris à espérer ....
Merci à toutes ces extraordinaires Femmes ....
❤️

Intimidades reflexivas - 1552

"Há sujeitos que não gostam de fazer coisa nenhuma senão estar a olhar para uma nuvem. Eu considero esses tipos utilíssimos, porque ninguém sabe o que sairá dali. Não se conta aquela história de que a lei da gravitação apareceu por ter caído uma maça na cabeça do Newton? Não era obrigatório que o Newton estivesse a estudar Matemática na altura em que lhe caiu a maçã na cabeça... podia estar a dormir debaixo da árvore, ou ter acordado naquele momento, ou qualquer coisa assim, eu sei lá! Quem me diz que a um homem, cujo ideal é estar de papo para o ar olhando para as nuvens, de repente não se lhe atravessa na cabeça uma ideia? [...] É que há pessoas que julgam que fabricam as ideias com a cabeça. É possível, ninguém sabe, ninguém tem um argumento contrário, e argumento a favor também não há [...] Podemos ter as cabeças apenas como uma espécie de máquinas transformadoras de ondas misteriosas que vêm de qualquer parte com a ideia; e qualquer sujeito que já fez versos, ou fez Matemática, ou qualquer coisa assim, sabe perfeitamente que de vez em quando a cabeça é atravessada por um verso. [...] Porque é que existiu a Atenas do século V, de que tanta gente fala? É o Pericles, é o Sócrates, é o Esdros, é este, é aquele e aqueloutro... por quê? Porque aqueles cavalheiros não faziam nada todo o santo dia! Nada, todo o santo dia!" - Agostinho da Silva (1906-1994)

Tuesday, March 07, 2023

A Igreja Católica e o abuso a menores

A semana passada mais uma vez a montanha pariu um rato. Quando todos aguardávamos que a Conferência Episcopal Portuguesa tomasse uma posição clara sobre a temática dos abusos sexuais a menores no seio da Igreja assistimos ao impensável, uma conferência de imprensa atabalhoada, irrelevante e sem sentido. Como católico senti-me ofendido com aquilo que vi e ouvi. Não se pode varrer para debaixo do tapete a sujidade que assola a Igreja Católica e fazer de conta que tudo está limpo e arrumado. Por mais que me custe tenho que dizer que isto é o espelho da Igreja em Portugal. Depois de termos assistido a um membro relevante do clero, no início dos trabalhos da Comissão de Inquérito, anunciar que não haviam casos em Portugal porque afinal nada teria acontecido, algo que depois teve que engolir em seco, tudo aquilo que o relatório trouxe a lume fora aquilo que ainda anda por aí e que não se chegou a apurar. Esta é a verdadeira imagem da Igreja portuguesa, uma Igreja dissimulada, esquiva e mentirosa. Se dúvidas houvesse sobre a maneira enviesada como uma parte substancial do nosso clero olha para o Papa Francisco, se dúvidas ainda existissem, elas caíram nestes últimos dias. É sabido que desde os cargos mais elevados da Igreja em Portugal até muitos padres de paróquia, o conservadorismo serôdio é lei, e tudo aquilo que imana do Papa Francisco é olhado com desdém. A Igreja sempre tão lesta a falar de muitas coisas da sociedade a começar pela indicação de voto nos períodos eleitorais, e disso sou testemunha, agora remete-se ao silêncio, um silêncio ensurdecedor e cúmplice. A Jornada Mundial da Juventude que se vai realizar em Lisboa está à porta e será uma boa altura para o Papa dar o puxão de orelhas que tão necessário é à nossa Igreja. Habituados durante décadas a encobrir os maiores abusos, a Igreja sempre tão prepotente nunca pensou ser publicamente confrontada com aquilo que de mais podre existe no seu seio. Mas isso aconteceu e em vez de se assistir a um repúdio e punição dos infratores, assistimos a uma complacência embaraçosa e o esperar que o tempo se encarregue de fazer esquecer tudo o que se passou. Isso é a pior atitude que a Igreja poderia tomar porque põe a nu a fragilidade, a corrupção, o conluio que prolifera no seu seio. Nunca esperei que tal sucedesse e estou visivelmente incomodado com tudo isto. Mas a Igreja tem que corrigir a mão rapidamente porque se já agora as celebrações contam cada vez menos com os fiéis, de futuro a situação ainda se vai agravar porque as populações deixam de acreditar no organismo, qual último reduto, em que ainda acreditavam. Como se pode ler no Livro da Revelação, mais conhecido por Livro do Apocalipse, esta era em que vivemos será a era em que tudo será revelado, mesmo os segredos mais escondidos acabarão por vir à luz do dia. A Igreja por maioria de razão deveria ter conhecimento disso e proteger-se. Não o fez quando devia e agora tenta menosprezar o óbvio. Por maus caminhos vai onde a perdição está ao dobrar da esquina. Precisamos cada vez mais duma Igreja ativa. Cada vez há menos espaço para os irrelevantes.

Monday, March 06, 2023

Quando você morrer não se preocupe

Quando você morrer não se preocupe

Não se preocupe com o seu corpo porque os seus parentes, cuidarão do que for necessário.

Eles:
Vão tirar suas roupas.
Vão te lavar.
Vão te vestir.
Vão te tirar da sua casa.
Vão te levar para a sua nova morada...
Muitos virão se "despedir" de você no seu funeral.
Alguns cancelarão seus compromissos e até faltarão ao trabalho e compromissos por causa do seu enterro.
Embora a maioria deles nunca o tenha feito enquanto estavas em vida.
🔷 Seus pertences, até aqueles, que você não gostava nem de emprestar, serão queimados, jogados fora sem a menor cerimônia. Alguns de um pouco mais valor, alguém até irá ficar com eles ou talvez doá-los.
🔷 Suas chaves
🔷 Seus livros
🔷 Seus CDS
🔷 Suas malas
🔷 Seus sapatos
🔷 Suas roupas...
- Se sua família for inteligente e solidária os doarão em caridade para que possam obter para alguém algum benefício.
E tenha certeza:
O Mundo não vai parar para chorar por ti.
🔹 A economia vai continuar.
🔹Em seu trabalho, serás substituído(a) outra pessoa com as mesmas capacidades assumirá seu lugar.
🔹Seus " Bens" irão para seus herdeiros.
Considerando que você continuará a ser: Citado, julgado, questionado...
sobre todas as pequenas e grandes ações em vida.

Haverá 3 tipos de "LUTO" sobre ti:
- As pessoas que te conheciam apenas pelo valor da face dirão :
"Pobre Homem! / Mulher!"
Seus amigos vão chorar por dias, ou no máximo horas, mas depois retornarão ao riso.
Aqueles "amigos" que te encorajavam a pecar vão esquecer de ti mais rápido.
Seus animais serão doados, se apegarão ao novo dono, e aos poucos sua lembrança será apagada.
Suas fotos:
"por algum tempo" ficarão penduradas numa parede, ou sobre algum móvel.
Mas logo serão guardadas/ esquecidas, em caixas, ou no fundo de uma gaveta.
Seu sofá, mesa, ou cadeira preferidos, certamente serão doadas.
Ou... Queimadas.
A dor "profunda" na sua casa durará uma semana, duas,
um mês, dois...
E depois disso sua família vai te adicionar apenas
às memórias deles.
E então, sua história aqui, terminou...
Terminou para este mundo, entre as pessoas.
Mas a sua história com a sua nova realidade, começa.
E essa realidade, é a vida (após a morte.)
E estas coisas ficarão para trás:
🔷 Corpo
🔷 Beleza
🔷 Aparência
🔷 Sobrenome
🔷 Conforto
🔷 Crédito
🔷 Status
🔷 Posição
🔷 Conta bancária
🔷 Casa
🔷 Carro
🔷 Profissão
🔷 Carreira
🔷 Títulos
🔷 Diplomas
🔷 Medalhas
🔷 Troféus
🔷 Amigos
🔷 Lugares
🔷 Cônjuge
🔷 Família...
E lá, do outro lado, nenhuma destas coisas lhe fará falta ou terá valor algum, de nada, lhe servirá.
Por isto, guarde o seu ❤
Cuide:
🔷 Do seu Espírito.
🔷 Da sua vida com Deus.
Da sua alma.
É ela, que sofre e sente dores.
🔷 preserve em si a essência dele.
🔷 Faça o bem.
🔷 Perdoe.
🔷 Seja justo.
🔷 Busque-o.
🔷 Siga-o.
🔷 Ore, fale com ele.
🔷 Aprenda sobre ele.
🔷 Pratique o que ele ensinou.
🔷 E afaste-se de qualquer ato que desagrade a ele, ao nosso Senhor
Breve ele virá
E tudo aqui para trás ficará...